Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Resenha: Rio 2054 - Os Filhos da Revolução - Jorge Lourenço

 

Sinopse: Rio de Janeiro, 2054. Três décadas após uma guerra civil que começou com a disputa pelos royalties do petróleo, a cidade se vê alvo de uma nova ameaça. Um velho jogo de intrigas e espionagem industrial entre as multinacionais que controlam a cidade ganha novos contornos quando uma perigosa jovem com poderes psíquicos surge nos guetos. Alheio a tudo isso, Miguel é um jovem sem grandes pretensões. Morador de uma região abandonada no pós-guerra, ele sobrevive catando restos de tecnologia e tem uma vida despreocupada. Sem saber o que o destino lhe reserva, ele é convidado para assistir a um duelo de motoqueiros e acaba se tornando o pivô de uma disputa que pode mudar o Rio para sempre. Num lugar onde o bem e mal se confundem, Miguel terá que desvendar os segredos de uma misteriosa inteligência artificial e, para proteger aqueles que ama, bater de frente com as poucas pessoas dispostas a salvar o que resta do Rio de Janeiro. Sem saber que lado escolher, caberá a ele decidir o futuro de uma cidade partida pela ganância.

Uma distopia que nos faz questionar o quão fácil podemos ser alienados e adicionados em um mundo distópico.  

''Rio 2054'' nos apresenta um Rio de Janeiro futurístico onde as diferenças sociais não só delimitam o quanto você pode gastar, quanto também onde você mora, com quem você anda, o quanto você trabalha, o que você come... mas espera, já não vivemos assim? a resposta seria sim, mas Jorge Lourenço vai além e nos apresenta os escombros que a Cidade Maravilhosa se tornou após uma guerra civil.

Temos Rio Alfa ou ''Luzes'' onde mora a parte rica e empresarial do que sobrou do Rio de Janeiro, moradia segura, confortável e limpa.Temos também a ''Escombros'' onde é ambientada a infância e a vida atual dos personagens principais. Escombros é exatamente o que o nome faz parecer, um lugar com uma vigilância 24 horas... um verdadeiro gueto. Conhecemos Miguel, que vive tranquilamente apesar de sempre enfrentar dificuldades para sobreviver. Após um torneio com motos (maneira que as pessoas da ''Escombros'' encontraram para ganhar dinheiro, desafiando outras partes ou outras gangues) quando seus amigos ficam feridos por uma jovem com poderes psíquicos aparece com sua gangue no gueto e alguns vingativos voltam para tirar satisfação, Miguel se vê impotente para defender os amigos e algo bastante incomum e que vai mudar a vida de Miguel para sempre acontece. A partir dai, Miguel encontra dilemas e difíceis decisões a serem tomadas são expostas.

''Ele balançou a cabeça e deixou escapar um sorriso quase provocativo em resposta. Não gostava daquele leniente da ex namorada com a própria vida. Afogada em drogas e num cotidiano caótico, ela estava maks longe de realizar seus sonhos do que em qualquer momento de sua existência.
- A vida não acerta nada, Nina. É a gente que aprende a lidar com a decepção.'' Pág. 33

A distopia é  realmente aprofundada no livro. As diferenças sociais são palpáveis e a parte da população que sofre por ficar a mercê do ''governo'' aceitando ordens, má qualidade de vida e ataques prevencionistas constantes parece muito verídica. O livro não foge ao conceito das ficções científicas: vemos uma tecnologia avançada e poderes psíquicos também são adicionados a narrativa. Gostei muito do livro. Ele cumpre o que promete se tratando de adicionar um ambiente distópico em um país como o Brasil que guerras em âmbito nacional não são constantes. O autor consegue convencer, e confesso que o que achei o ponto alto da obra foi a maneira que ele constrói o ambiente onde os personagens estão inseridos, fazendo com que o enredo e os acontecimentos nas vidas das personagens ficassem em segundo plano. Um livro bom para os fãs de ficção científica ou distopia. 3 estrelas!


Adicione a sua estante: Skoob


Confira o book trailer:

Um comentário:

  1. Eu estou lendo esse livro.
    Ótima historia porem o jeito que ela se desenvolve é meio confuso e apressado demais.
    Não esta muito explicativo a origem dos personagens . Não sei se o livro era maior mas foi resumido, porque me parece que falta partes. Entretanto estou achando o livro bem criativo sobre os Alfas e os Betas.

    ResponderExcluir