Páginas

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Resenha: Herdeiro dos Sonhos - Matheus Borges Teixeira


Sinopse: Após a tempestade, um rapaz acorda na praia completamente sem memórias. Enquanto tenta descobrir quem é e o que ele tem que fazer, suas ações irão revelar segredos escondidos por milhares de anos. Por conta de uma seqüência de acontecimentos misteriosos e sombrios, a vida de várias pessoas mudará para sempre quando se envolverem no despertar do mais sombrio e profundo segredo da cidade. Herdeiro dos Sonhos é uma narrativa fantástica que leva o leitor a ponderar sobre a dificuldade de encontrar seu lugar no mundo. Aos poucos o autor mostra como a vida de diversas pessoas pode mudar completamente ao se envolverem e como elas podem se complementar. Pode não haver um propósito nas dificuldades que acontecem, porém a verdadeira força e capacidade de fazer a diferença está no modo de enfrentá-las, pois não importa o que você é, mas sim o que pode fazer. 

Confesso que comecei a ler o livro achando que encontraria um estória totalmente diferente do que a que se desenvolveu, seja pela capa, seja pela sinopse, ou seja pela frase da contra capa mas a surpresa foi bastante positiva!

O livro começa narrando momentos de várias pessoas quando começa uma tempestade incomum no lugar. Do nada surge uma ilha. Algumas pessoas tem mal pressentimentos, outras tem previsões sobre heróis salvando a terra... Após a tempestade, um rapaz aparece nu na praia despertando a curiosidade dos moradores locais e policiais. O rapaz não lembra nem do próprio nome, o que dificulta o trabalho da polícia, após constarem que seus cabelos e suas mãos estão sujos de sangue.

O jovem sem memória tentará lembrar de onde veio e para onde deve ir e começa a fugir da polícia por não saber se é culpado de algo ou não. Tudo fica pior quando ele diz na frente de um policial que ''precisa matar'', mas não lembra quem ou que e nem o por que disso.

Ele sai desenfreado pelas ruas e encontra uma senhora que acaba por lhe chamar de Renato, nome que ele acaba adotando mesmo sem saber se esse é realmente seu nome. É durante essa fuga que ele encontra uma vidente que jura já ter previsto que ele será um grande herói de armadura reluzente. No mesmo contexto, conhecemos vários outros personagens, mas o foco da estória é realmente Renato e sua descoberta do passado ou futuro e as respostas de várias perguntas vão sendo respondidas a medida que Renato vai recuperando a memória.

Começa então um suspense policial devido a quantidade de assassinatos ocorridos na cidade. As mortes são realmente chocantes, o autor não poupou nem um pouco. É um livro cheio de elementos: vemos coisas sobrenaturais, romance policial, suspense, fantasia...

''De repente, todas as luzes se acenderam. De forma repetitiva e musical, a fábrica se ligou. O som de serras, martelos e esteiras girando compunham uma sinfonia. Ela preparou suas armas. As criaturas tentavam caminhar pelas sombras que restavam.'' Pág. 179

Um ponto forte no livro foi a forma como algumas cenas de ação são passadas para o leitor, que parece transportar-se ao mundo criado por Matheus. Mas um ponto fraco foi a maneira da descrição de alguns elementos que tornam a leitura um pouco demorada. No começo, podemos achar que leitura fica confusa devido a alguns retrospectos que acontecem na narrativa para entendermos o presente, mas os flashbacks são bastante importantes e indispensáveis para conseguirmos entender a trama inteligente e tecnológica que o autor criou. Quanto a edição não tenho do que reclamar, a diagramação é boa e a capa é muito bonita. Encontrei poucos erros, nada que comprometa a interpretação. Recomendo para quem gosta de suspense e fantasia. 3 estrelas!

Adicione a sua estante: Skoob 

Nenhum comentário:

Postar um comentário