Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Resenha: Subterfúgios Urbanos - Wuldson Marcelo


Sinopse: “Subterfúgios Urbanos” são contos que transcorrem em uma Cuiabá que é transformada para receber e aceitar as influências do autor: com ares de cenário de policial noir; periférica, onde o mito de Orfeu ganha forma; um misto de tradição e miscelânea musical na estória da musa Madalena. Subterfúgios não são apenas manobras para camuflar sentimentos ou escapar à verdade. Em “Subterfúgios Urbanos” pode ocorrer uma inversão, e a evasiva se torna um meio de constituir uma nova realidade, com diferentes maneiras de alcançar um objetivo ou de construir uma saída para o desespero. Tudo são formas de expressão dessa busca por doses de vida que criem esperança, força e um lugar num mundo em completo desarranjo. A cidade é um corpo vivo, repleto de sensações e subterfúgios que transbordam na tentativa de comunicar ao mundo que existe.

Antes de tudo, preciso fazer uma observação: quando li a sinopse do livro, achei que a narrativa do autor fosse me fazer ficar apaixonado por Cuiabá, mas não foi bem assim!

Com contos cheios de sangue e vingança, Wuldson nos mostra personagens escondidos nas sombras das ruas de uma Cuiabá noturna, violenta e sexual.

As tramas do autor são inteligentes e vão encaixando-se a medida que nossa mente é aberta para um novo mundo, onde o dinheiro, o sexo, o orgulho e outras coisinhas que a sociedade considera valiosa passam por cima de qualquer compaixão ou algo do tipo que você tenha com o próximo.

Vemos diversos tipos de traições e somos chamados a enveredar pelas ruas em madrugadas que terminam em banhos de sangue. Não é um livro policial. Tampouco um livro de terror ou thriller. Wuldson consegue romancear com vários personagens, cada um com o seu modo de pensar e agir, cada um querendo algo na vida e insere vários gêneros durante a narrativa que te faz devorar conto após conto. Sim, é impossível largar um conto na metade, você se acostuma com o desfecho inusitado de cada um deles e se arrepende por já ter terminado. Lembram de Orfeu? sim, aquele poeta que conhecemos lá na mitologia grega que sucumbiu as profundezas do inferno a fim de buscar sua amada... conhecemos um Orfeu nos contos de Wuldson... estou destacando porque entre tantos eu consegui sim escolher meu conto favorito... e ele é tão trágico quanto sua inspiração.

Se minhas singelas e sinceras palavras acima ainda não te convenceu a ir correndo procurar por ''Subterfúgios Urbanos'' na livraria mais próxima, eu sinto muito... pois você vai ter que me ouvir dizer que recomendo demaaais a leitura... não poderia encontrar nada mais surpreendente. Perca-se nas páginas e nas ruas, mas não perca a lucidez e nem o sono! 4 estrelas.

Contos que mais gostei: 

Et Coetera do Amor
Lupita de cinza e dourado
Subterfúgios Urbanos 
Orfeu Kamikaze 

Adicione a sua estante: Skoob 

Nenhum comentário:

Postar um comentário