Para quem não sabe, ''Sick-lit'' acabou de ser adicionado como gênero de livros, que até então eram conhecidos como Drama. Intrigados pelo gênero está no topo dos topos, desbancando o gênero erótico, ''Chick-lit'' e/ou estórias de fantasia, resolveram dar um nome a algo que está crescendo com tanta rapidez. ''Sick-lit'' é um termo recém criado e parece que já virou febre. Consiste em livros que abordam temas como: Depressão, doenças graves, distúrbios alimentares, suicídio... Em terras brasucas o gênero não é campeão de vendas, mas isso acontece nos EUA e Inglaterra, onde livros sobre vampiros, fadas, ou romances ''mi-mi-mi'' foram postos em segundo lugar. Traduzindo para o português, ''Sick-lit'' seria ''Literatura-enferma'', considerado por muitos como um termo que faz propagando negativa ao gênero.
Exemplos de livros que se encaixam nesse gênero: (clique nas imagens para conferir as sinopses).
A Culpa é das Estrelas - John Green. Extraordinário - R. J. Palacio
O Jornal Britânico ''Daily Mail'' acabou chamando o gênero de ''fenômeno perturbador''. Discordo dessa afirmação, apesar de existirem pessoas bastante influenciáveis, as pessoas que vão ler esse tipo de gênero já tem uma inclinação ao ''sombrio'' ou ao ''down'' da adolescência, e ao contrário de que sociedades alienadas acham, esses livros servem muitas vezes para ajudar o leitor a enfrentar desafios presentes em diversas situações da vida. O mais polêmico desse gênero, que gerou bastante debates nos EUA foi o livro ''Os 13 Porquês'' que conta a história de uma menina que deixa fitas cassetes gravadas com os motivos do qual ela comete suicídio e a participação do amigos nessa escolha. (Sinopse
aqui). É claro que tudo não vai parar por ai, virão sim muitos livros polêmicos, famílias podem desaprovar a leitura dos ''Sick-lit'', mas uma coisa eu acho: Eles nunca chegarão a fazer mal.
Nossa, a culpa é das estrelas é muito lindo. Depois que eu li, nenhum livro tinha mais graça...
ResponderExcluir