terça-feira, 2 de abril de 2013

Resenha: Amor, Maybe - Francine Cruz


Sinopse: Até onde pode ir um grande amor? A fé ajuda a recuperar sentimentos? Quem pode separar duas pessoas que se amam? Descubra em Amor, Maybe um linda história romântica como você nunca viu! Em uma festa à fantasia, Josephine e Matthew se conhecem e se apaixonam. Inexperientes, Josie e Matt sabem que se amam, mas, para viver esse grande amor, terão que vencer muitas barreiras. O que será que os impede de ficar juntos? Esta é a história de um amor inacabado, cheio de lágrimas, romance, brigas e sentimentos, mas, acima de tudo, cheio de esperança. Fala sobre o tempo e como a vida pode pregar peças em nós. Neste romance, você conhecerá a força de um amor verdadeiro que através dos anos buscará sua chance de ser eterno. Será esse amor forte o suficiente para resistir ao tempo, à distância e à solidão? – Maybe. A história começa no ano de 2006 quando Josephine retorna à cidade de Los Angeles e começa a ter sonhos misteriosos. A cada dia eles aumentam de intensidade e revelam mais informações até que, passeando de carro no dia de seu aniversário, Josie reconhece o Hospital São Rafael como o local visto em seus sonhos e descobre que seu amado Matthew, ausente de sua vida há anos, está em coma. A partir desse dia, Josie passa a dedicar suas tardes a Matt e começa a descobrir fatos que ignorava sobre os motivos de ele tê-la abandonado no passado. Tendo reencontrado seu amado, Josie reencontra também a inspiração para voltar a escrever o livro que havia começado quando os dois se conheceram e, em suas visitas a ele no hospital, passa a lhe contar a história de suas próprias vidas. Amor, Maybe une assim o passado e o presente dos personagens, intercalados na narrativa através das leituras de Josephine. 
Encantador. Simples. Social. Triste. 

Josie e Matt conheceram-se numa festa ainda na adolescência e a atração entre os dois foi algo inevitável. Juras de amor vieram e a cada dia o amor crescia mais e mais. O único (ou um dos únicos) empecilhos que os impedia de ficar juntos era a diferença nas classes sociais dos dois, pois enquanto Josie era pertencente a classe alta de Los Angeles, Matt era órfão de pai e pertencente a classe baixa. Obviamente para Josie isso não era um problema... Mas para Jane (mãe de Josie) isso era algo inadmissível!

Coisas acontecem (ou Jane acontece?) e os dois acabam separando-se. Josie decide viajar ao Brasil para tentar esquecer Matt e muitos anos se passam. Quando volta à cidade de Los Angeles, imagens do hospital São Rafael são inseridas nos seus sonhos mais perturbadores e ela descobre que seu antigo-atual amor está em coma ha seis anos, tempo exato de sua ida ao Brasil.

''Vendo-se sozinha, Josephine caiu de joelhos na beirada da cama, sentindo o peso de todas as revelações daquele dia. Seu coração estava doendo tanto e de tantas maneiras diferentes que não saberia dizer qual era sua maior dor. Travava uma luta diária para manter suas feridas fechadas e, agora, elas estavam expostas e acrecidas de novas chagas.'' Pág. 31. 

Ao reaproximar-se de seu amor, Josie lê para ele a história de suas vidas em um livro sem final que desde sempre ela tenta escrever. É ai que nós ficamos sabendo o que aconteceu para um amor tão forte vacilar de maneira tão trágica. Sabemos também o que aconteceu a Matt para ele entrar em coma. Outra personagem que é um verdadeiro empecilho na vida deles dois é a chata ex namorada de Matt. Ela é inserida na trama de uma maneira não tão verdadeira, mas você vai descobrir lendo.

Os personagens são cativantes.. apesar de Josephine ser muito rica, ela não é esnobe. É sempre simples, simpática, amigável, ingênua... e Matthew? É o que chamamos de romântico incorrigível, sempre disposto a dar o que pode para fazer sua amada feliz. Outra personagem cativante é Aghata (mãe de Matthew) que ficou dia-a-dia ao lado do filho em coma e apoiava o namoro dos dois apesar do mundo ir contra.

''Não era fácil para Aghata e Joise suportarem aquela situação. Muitas vezes, ambas abraçavam-se chorando, olhando para o garoto que amavam tanto. Algumas vezes, questionando se seria seu destino permanecer assim até o dia de sua morte, outras vezes, rezando em silêncio por um milagre.'' Pág. 129.
Francine construiu a trama de maneira muito inteligente. O livro não segue uma ordem cronológica pois fatos do passado e do presente se alternam a cada página. O título do livro não poderia ser diferente. Amor? Maybe. A capa é linda! tem um desenho em tons de verde (azul?), e a diagramação não poderia estar melhor! 4 estrelas. 

Playlist:

- Never Gonna Change My Love for You. (Se estiver na foça, tome cuidado com essa música, rsrs).

Biblioteca:

- Senhora - José de Alencar
- O Pequeno Principe - Saint Exupéry
- Flicts - Ziraldo

2 comentários:

  1. Hey Allison! Estava esperando essa resenha! haha

    Acho a capa desse livro super linda e a sinopse super interessante! :)
    Adorei sua resenha! Fiquei ainda mais curioso com esse livro... Adoro livros que não seguem uma ordem cronológica ou alterna a ordem. Fica mais rico! Na minha opinião... hihihi

    Abraço*
    - Apanhador de Livros -

    ResponderExcluir