quinta-feira, 25 de abril de 2013

Resenha: Ester - Paul Law

 

Sinopse: Adentrando num mundo aparentemente fantasioso, a protagonista Ester se vê perdida de casa e de tudo que conhecia como possível. Sua condição infantil a ajuda a se adaptar às fantasias que passa a conhecer enquanto busca encontrar o caminho de volta para casa. Numa aventura que envolve personagens inusitados como Baltazar que morre todos os dias, Maria Falsa que não consegue ser verdadeira e uma população chamada de Povo dos Braços Virados que possui os cotovelos para o lado de dentro dos braços, Ester depara-se com problemas que afligem todas as pessoas. Contudo, com sua bondade resolve-os com simplicidade e ainda nos ensina. O autor quis e quer mostrar-nos uma pessoa simples quase que inexistente na nossa sociedade contemporânea, pois Ester é simplesmente uma criança com boas intenções sem se preocupar com as consequências de seus atos. Trata-se de uma criança que cria o seu mundo através de sua formação simples e que muito nos ensina por ser exatamente assim: bem intencionada. Talvez curto, ou quem sabe propositalmente insuficiente para nos esclarecer todas as questões que envolvem a trama, Ester termina de maneira inesperada saindo bruscamente da fantasia para adentrar na realidade. Entendo que o autor quis nos deixar imaginar... 
Leia sempre nas entrelinhas!

Assim como Lewis Carroll criou um mundo novo para seu Alice no País das Maravilhas e L. Frank Baum para seu Mágico de Oz, Paul Law representando-nos nacionalmente e atualmente, criou um mundo fantasioso para que sua personagem Ester pudesse cumprir seu propósito de vida, e o autor não errou. Criando personagens tão cativantes e palpáveis quanto a palha de um famoso espantalho sem cérebro.

Ester é uma garotinha que está perdida numa terra desconhecida abitada por seres que são semelhantes aos humanos, mas que suas ações não condizem com isso. O primeiro personagem que Ester tem contato nesse mundo é Baltazar, que além de morrer todos os dias assassinado por uma tropa de soldados, não tenta fugir disso já acostumado com sua triste sina.

Ester não pensa em outra coisa ao não ser voltar para sua casa, para seu mundo. Para ajudar a menina, Baltazar leva ela a um homem que ganha vida fazendo negociações, e em troca de um mapa que a ajudaria voltar para casa, Zeca (o negociador) lhe pede em troca uma coisa bastante peculiar, que apesar de Ester a valorizar muito, ela acha que o mapa seria mais importante.

A partir daí, a personagem conhece outras personagens que embarcam numa aventura que o sentido de cada capitulo nós encontramos nas entrelinhas. Ester junto com sua boneca e amigos que ela vai encontrando pelo caminho, tentam mudar esse mundo onde todos são submetidos as ordens e as vontade de um ser denominado Soberano.

Soberano é dono do exercito vermelho que tomam conta para que nada seja feito contra as ordens e vontades de seu líder.

Você percebe um novo sentido para toda a estória no final do livro. Eu achei que tudo se esclareceu para mim, e o livro cheio de reviravoltas e cadeados sendo abertos toma um sentido ainda maior na ultima parte. Comecei e não consegui parar de ler até terminar, o livro me prendeu mesmo. É uma narrativa fluente. Paul conseguiu me surpreender bastante com sua escrita e com seu mundo criado para Ester. Recomendo demais! 4 estrelas.

3 comentários:

  1. Olá, Allison! Fiquei muito contente com suas palavras sobre minha obra. Agradeço de coração pela sua leitura e divulgação. Forte abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito interessada. Me parece um livro incrível.

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir