segunda-feira, 22 de julho de 2013

Resenha: A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón


Sinopse: A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias. Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.
Extraordinário. Tocante. Mágico. Único. 

''- É verdade que você não leu nenhum destes livros?
- Os livros são chatos.
- Os livros são espelhos: neles só se vê o que possuímos dentro.'' Pág. 173/174

Só por ser um livro que fala sobre livros, uma pessoa como eu (apaixonado por leitura) já poderia se identificar, certo? E se junto com o amor pela leitura amássemos os personagens, o cenário e as belas cenas tocantes com encontros e desencontros amorosos cheios de mistério e intriga? É uma receita perfeita para um livro perfeito. 

Tudo começa com Daniel, uma criança órfã de mãe que acorda uma noite desesperado por não lembrar do rosto de sua mãe. Seu pai decide então mostrar uma coisa especial para tentar curar a amargura de um coração tão jovem: lhe apresentar o ''Cemitério dos Livros Esquecidos'', um lugar mágico para qualquer leitor: livros raros, edições únicas, cada um com uma estória para contar. É permitido levar um livro se for sua primeira ida ao ''cemitério'', visto que só pessoas selecionadas sabem da ''biblioteca mágica''. 

Daniel escolhe o exemplar de ''A Sombra do Vento'' que pareceu saltar-lhe da prateleira. Daniel devora o livro ao chegar em casa e fica encantado com a maneira como foi escrita e como seu pai tem uma livraria, ele pretende procurar mais sobre o autor... é ai que ele descobre que ninguém sabe nada sobre Julián Carax e suas obras... inconformado, o garoto começará a tentar por todos os meios saber mais sobre o livro misterioso e sobre seu autor mais misterioso ainda. 

Numa das tentativas do investigador amador ele conhece Fermín (o meu personagem favorito do livro, sério... o cara é fod*!). Fermín é encontrado por Daniel em uma situação bastante precária: bêbado, mendigo (logo, morador de rua), sujo e aspirante a detetive. Daniel descobre em Fermín uma pessoa fantástica: sarcástico na medida certa, inteligente além da conta... acima de tudo: um grande amigo! 

Juntos com o pensamento de ''duas cabeças pensam melhor que uma'', Fermín e Daniel entram em uma trama numa linha tênue entre a vida e a morte, cheio de mistérios, segredos, traições, amores impossíveis, cenários sombrios, personagens cativantes, sangue e livros... muitos livros! 

Comprei todos os livros do Carlos Ruiz Zafón meio que dando um tiro no escuro: não conhecia a escrita do autor, mas muita gente com uma bagagem de leitura aparentemente boa sempre recomendavam e eu resolvi seguir os conselhos... não deu outra: o autor acaba de virar meu escritor masculino favorito, tudo bem que não é algo do tipo: Nossa! O escritor favorito do Allison, preciso comprar... não! Nada disso! Mas se você confia nas minhas indicações, mergulhe nessa sem medo! Praticamente 95% dos livros com escrita poética eu passo a me apaixonar... com esse não seria diferente! 5 estrelas gigantes para um livro apaixonante! <3 

Adicione a sua estante: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário