quarta-feira, 12 de junho de 2013

Resenha: Barbolandia: A Fuga do Herdeiro - Bruno Melo


Sinopse: Amizade, aventura e desafio. Estes são alguns dos temas que permeiam “A Fuga do Herdeiro”, primeiro livro da Barbohouse. Do escritor Bruno Melo, o livro conta a história de como a ilha de Barbolandia foi descoberta por cinco amigos: três piratas loucos por aventura, um mordomo sábio e justo e o herdeiro de uma das maiores fortunas do mundo, mas que despreza a família e a riqueza. Filho de uma das famílias mais ricas e respeitadas da Terra, a Dinastia Day, Ryan percebe que aquele mundo não é seu. “Ele se recusa a seguir as regras da família”, explica Bruno. Tanta rebeldia leva o garoto a abandonar a mansão dos Day e a viver uma longa e perigosa aventura. “Para ele, o único jeito para não ter de assumir o lugar do pai e se tornar parte daquele mundo mesquinho e supérfluo era fugindo”, conta. Durante a viagem, Ryan perde todos os seus bens – algumas poucas roupas, biscoitos e o dinheiro guardado de suas mesadas -, tem de enfrentar bandidos e um enorme tornado, que ameaça lhe tirar a vida. “Apesar de tudo isto, ele encontra aqueles que serão seus melhores amigos para a vida toda”, revela Bruno. O final desta história você pode conferir em “A Fuga do Herdeiro”. 

Faço uso das palavras de Bruno para abrir essa resenha: ''Para um livro ser bom não precisa ser extenso ou curto, e sim precisa ser interessante.'' 




Logo no comecinho do livro, recebemos um convite para conhecer Barbolandia, vindo diretamente da Dinastia Day. Cheios de influência e poder, é assim que conhecemos a família de Ryan e o que virá a um dia ser sua herança. É em uma ilha luxuosa, que acontecem coisas impressionantes que começamos nossa jornada.

Mas não é nesse mundo de arrogância, riqueza e influência que Ryan quer passar o resto de sua vida. E muito menos amargurado e sozinho. Ele aprendeu que não tem muito poder, pois desde a infância foi manipulado a agir como um robô na presença de pessoas importantes e mal teve uma infância digna para chamar de infância. Dinheiro, conforto e luxo não faltava para o herdeiro. Porém, a liberdade e o direito de escolha até em coisas simples como o modo de sentar ou comer, estava em falta na Dinastia Day.

É ai que Ryan decide fugir. Fugir do que responsabilidades futuras podem acarretar. Ryan só queria viver algumas aventuras por ai, conhecer pessoas divertidas e parar de agir como um robô ou uma marionete na frente dos outros.

Com tudo planejado para a fuga, ela acontece. Ryan sai por um mundo desconhecido. Um mundo que não pertencia aos limites dos portões luxuosos que cercavam sua recém antiga casa. Ele encontra a pobreza e a pobreza lhe encontra. É fugindo dela que o rapaz entra em um bote (uma espécie de bote salva vidas, desses que encontramos em navios ou barcos) e adormece. Quando Ryan acorda, ele encontra três piratas de aparência bastante peculiar, prontos para mostrar o mundo que a família de Ryan tinha escondido.

''Felizmente as pessoas estavam mais preocupadas em fazer uma boa barganha do que se interessarem por alguém que estava perdido. Aliás, perdido não. Ryan sabia que nem isso ele estava, pois estar perdido significava que havia um destino final a se chegar. Nesse momento, a verdade era que ele não tinha lugar algum a ir. Logo, não estava perdido - estava sem rumo.'' Pág. 44

É com uma narrativa leve que Bruno nos conduz durante a leitura, nos mostrando personagens e situações bem engraçadas. Neste primeiro volume, encontramos a apresentação de alguns personagens e o começo de algo grandioso. Bruno é um autor que promete muita coisa boa e o final desse volume ''Barbolandia: A Fuga do Herdeiro'', nos deixa curioso com o que estar por vir! Está previsto para o segundo semestre do ano, então é só aguardar!
Falando na edição, o livro foi publicado pela BARBOhouse, editora criada pelo próprio autor para a publicação dos livros da série e a diagramação está muito bonita, recheada de ilustrações feitas por Rhodrigo Maia. Quem curte uma leitura leve e com muita aventura vai adorar Barbolandia. Recomendo! estrelas.

Compre: Barbohouse 
Adicione a sua estante: Skoob 

Clique na imagem acima e conheça o site Barbohouse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário