segunda-feira, 10 de junho de 2013

Resenha: O Nascer do Sol - Fábio Graciano


Sinopse: Franklin Martin Gregório vive no Malauí, país decadente e refém de um dos males mais castigante da nova era: a Aids. Garoto superdotado, se torna um adepto dos estudos medicinais. Por intermédio da amizade de seu pai, Johnson Gregório, com o então Cônsul Britânico Sr. Franklin Martin Rodhes, as possibilidades que se abrem para a vida deste simples garoto são incríveis. No entanto, sua ascensão é interrompida pela perda de seu pai, e Franklin inicia sua busca por respostas e luta contra vários obstáculos para encontrar a cura para mudar a situação não só de seu país, mas de todo o seu continente. Nenhum cientista conseguiu tal feito, veremos o que esse simples jovem africano é capaz.

Para conquistar o que sonhas, só é preciso querer! 

Em um dia comum para a parte pobre de Malauí, Johnson Gregório vai à feira para garantir o sustento e o máximo conforto que pode oferecer para sua família. É nessa viagem que sr. Gregório é atropelado pelo Cônsul Britânico Franklin Rodhes e este lhe oferece ajuda. É aí que nasce uma grande amizade! 

Franklin sentindo-se culpado por ter atropelado acidentalmente um trabalhador de um lugar tão pobre, resolve descobrir mais sobre a vida de Johnson para tentar ajudar a vida de uma pessoa tão humilde e simpática. Franklin descobre que Johnson vive de maneira muito pobre, mal podendo sustentar sua esposa e seu filho recém nascido e enquanto o amigo se recupera no hospital, o Cônsul dá toda a assistência para a família. 

Nasce ali um vínculo muito forte entre os dois e Franklin decide fazer de tudo para mudar a vida daquela família tão boa e tentar conseguir um futuro digno para o filho de Johnson e Emma que por admirar e como forma de agradecimento, batizam o filho de Franklin Gregório. Franklin Rhodes não poderia ficar mais feliz. 

Pequeno Franklin cresce rodeado de amor, saúde e começa a estudar em casa. Sua professora logo percebe que a criança é super dotada e sugere que o garoto frequente uma escola para crianças com um nível de inteligência superior. Pequeno Franklin mostra que é dono de uma sabedoria diferenciada e avança nas turmas sendo sempre o garoto mais novo e mais inteligente das salas de aula que frequenta. 

Acontece que como sabemos, infelizmente a África é um continente onde a AIDS é bastante comum e por consequência, os pais do pequeno Franklin - Emma e Johnson - são portadores da DST, e por ser uma doença ainda sem cura e degenerativa, Franklin começa a entender que está perdendo seus pais para a doença e acha isso bastante revoltante. A partir daí, o pequeno gênio começa a traçar um futuro para si onde pretende encontrar a cura para a AIDS e ajudar tanto a seus pais como todo o continente africano. Sempre incentivado e apoiado por sua família e principalmente pelo cônsul, o garota começa em uma jornada dura e árdua. 

''[...] Muitas vezes era difícil caminhar entre as pessoas, e ele podia ver em muitos rostos o preconceito instalado em cada um. Misturava-se ao sentimento de novidade, euforia, com receio do preconceito e possível retaliação. 
[...] - É por você que estou aqui, pai. Muito obrigado por tudo o que o senhor me ensinou.'' Pág. 157

Fábio Graciano criou uma obra bastante tocante. O livro é bastante triste, com muitas perdas e o autor soube dosar isso de maneira natural. As tragédias e conquistas da vida de Franklin, informações sobre as doenças e a péssima qualidade de vida dos habitantes de Malauí, e ainda nos apresenta informações sobre medicina. Numa estória de superação, Fábio marca muito bem seu início no mundo literário. Mais do que recomendado! 5 estrelas

Adicione a sua estante: Skoob

3 comentários:

  1. É um livro com diversos pequenos erros, senti falta de detalhes,como a aparência dos personagens e locais, também senti falta de diálogos mais e palavras mais coerentes com a educação e intimidade dos personagens, por diversas vezes vemos personagens mais humildes falando com deveras formalidade demais, assim como senti falta de diálogos menos informais.
    O autor teve a infelicidade de repetir diversas palavras, por várias vezes é notório uma série de "cônsul","gregório","disse" em uma mesma página, ou pior, em um mesmo parágrafo, isso deixa o texto cansativo e chato.
    No mais é uma história envolvente, não valeu os 30 reais desenbolsados, um preço bastante ácido para um livro desses, o projeto era ambicioso com uma história ambiciosa (cura da Aids), é notável que o senhor Fábio Graciano até buscou entender um pouco mais sobre medicina, mas o erro foi que ele não foi tão a fundo assim, e como não é nenhum médico ou algo próximo a isso, a história ficou carente de mais contextos medicinais, apesar de ter uma penca de informações que obviamente foram retiradas de pesquisas de campo de algum site ou revista.
    O Nascer do Sol é um livro que seria melhor caso o autor já tivesse uma bagagem de literatura, mas sendo apenas o primeiro passo, cometeu diversos erros bobos como a repetição de palavras como já citei e alguns clichês que poderiam ter sido trocados por situações e momentos mais criativos, espero que o escritor possa aprender com seus erros e futuramente trazer um livro com maior peso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei o livro, tem mensagens de amor e amizade que me marcaram, muito bonito!

      Excluir
  2. O primeiro comentário provavelmente é de uma pessoa que conhece muito de literatura, mas achei a obra muito boa, especialmente sendo o primeiro trabalho do cara. O livro falou demais comigo, aprendi muito e indiquei para amigos.

    Tenho certeza que se tiver novas ideias e lançar novos livros serão ainda melhores, principalmente com a experiência. A critica também é super importante para o crescimento.Abç

    ResponderExcluir