segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Resenha: ''Amazônia, Um caminho para o sonho'' - M. C. Jachnkee

http://2.bp.blogspot.com/-wnMATTx2ia4/T5HoUrtli_I/AAAAAAAABpg/pqDQuQCzUsE/s1600/Amaz%C3%B4nia+-+Um+Caminho+para+o+Sonho.jpg 

Sinopse: Um sonho em comum. Uma viagem para a misteriosa e irresistível Amazônia. Em Amazônia – Um Caminho para o Sonho, o leitor conhecerá Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel, que embarcam em uma viagem em busca de conhecimento, não só dos cenários amazônicos, mas também deles mesmos. O que estará escondido na incrível Amazônia? Que mistérios nela se ocultam? Em uma viagem que começa em Manaus, passa pelo maravilhoso encontro das águas do Rio Negro e Solimões, por Parintins, pela misteriosa Fordlândia e pela incrível Belém, o leitor descobrirá segredos e sentimentos que o levarão à conscientização sobre a preservação da Amazônia, a conhecer os mitos e o folclore da região, a experimentar uma pitada de romance e aventura que o deixarão atento do começo ao fim. Amazônia – Um Caminho para o Sonho, um convite para refletir sobre a vida, sobre a ecologia e sobre seus próprios sonhos e desejos. “Quando é preciso abrir mão daquilo que amamos, descobre-se a força para percorrer o caminho para o sonho.” Escrito por: Cleide B. T. Pisetta.

Uma verdadeira viagem pela região Norte do Brasil!

Quando comecei a leitura de ''Amazônia'', tinha em mente uma coisa que a autora me disse ao enviar o exemplar para resenha: ''se trata de um livro didático''. Esperei então que fosse algo mais automático, direto e me surpreendi pois o livro vai além. Ele nos ensina tudo o que a autora quis passar, mas também nos passa um romance leve e descontraído. 

O enredo gira em torno de quatro de quatro amigas (Rafaela, Ana Carolina, Joana e Camila) e o Daniel em uma viagem à Amazônia.  Como já disse antes, a autora consegue nos passar toda a cultura que essa grande parte do nosso país tem: as lendas, histórias, pontos turísticos, clima... e apesar de se tratar de um enredo simples, aprendemos muito mais do que aprenderíamos em um livro técnico e complexo, por exemplo. 

Rafaela sonha em escrever um livro, e o maior objetivo de sua viagem é encontrar inspiração e conteúdo para ele, e claro: deixar sua mãe orgulhosa. Os personagens se tornam humanos e recentemente meus pais viajaram à Manaus (que é a primeira parada do grupo) e me falaram do calor da cidade... lembrei exatamente disso quando Rafa passa mal devido a desidratação logo nos primeiros capítulos. Camila é das quatro a mais agitada, Ana Carolina é amiga e Joana é observadora e tem sempre um comentário com sua opinião. Daniel (o protagonista do romance junto com Rafaela) acaba por ser o guia e professor das meninas.

Me senti andando pelas cidades e conhecendo pessoalmente os ancestrais indígenas que lutaram para que os direitos do seu povo fossem conquistados. No livro (e na história de grande parte do Norte, com certeza) eles são mencionados como heróis. 

Ao longo do livro vamos conhecendo outros personagens que possuem sua devida importância para o enredo, mas o ponto forte do livro é adquirirmos conhecimento sobre algo que está tão perto e ao mesmo tempo tão longe de nós: essa grande parte do Brasil, que até hoje com o avanço dos meios de comunicação ainda sofre com os estereótipos e a falta de informação sobre a região. 

É bom acrescentar que Marli Carmen (autora do livro) fez sua viagem de pesquisa e fico me perguntando o quanto é autobiográfico e o quanto é ficção. Deve ter sido emocionante viver algumas aventuras no livro, e posso dizer o quão sortuda é a autora por conseguir enxergar o lado belo de nosso país. 

Recomendo o livro pelos diversos tópicos já falados nos comentários acima. Marli já está trabalhando em outro projeto, e esse se passará em Terras Andinas!! Podemos esperar muita coisa boa e bonita vindo por ai! 4 estrelas!

Adicione a sua estante: Skoob

2 comentários:

  1. Allison, que linda resenha. Fico feliz em saber que para você a leitura foi agradável e acrescentou. Sempre é bom conhecer mais de nós mesmos, já que falamos do nosso país, da nossa gente e cultura. Obrigada pela oportunidade de conhecer meu trabalho. Beijinhos no coração, querido.

    ResponderExcluir
  2. Allison, ótima resenha de um ótimo livro. Você sempre é eficiente com suas palavras sobre os novos autores nacionais. Mais uma vez, desperta a atenção dos leitores para a obra. Eu que já tenho vontade de ler o livro da Marli Carmen, fiquei ainda mais curioso. Um abraço, amigo.

    ResponderExcluir