quinta-feira, 18 de abril de 2013

Resenha: Finitus - Juliana Walker + Entrevista com a autora


Sinopse: Nunca entendi bem o que era alma gêmea, duas almas vivendo em um só corpo, conectada eternamente por uma força inexplicável. Afinal, o que seria isso? Como podemos ter uma alma que é nossa, mas vive em outra pessoa? Ouvi falar que podemos encontrar essa alma em um amigo, um irmão, na família, mas o que é mais falado é que nossa alma gêmea é nosso companheiro eterno, aquele com quem dividiremos nossa vida, aquele que entenderá tudo sobre nós sem abrirmos a boca. É aquele que sentamos lado a lado, em silencio, sem precisar dizer uma palavra, e ainda assim, sabemos que não estamos sós, que temos um amigo, alguém que sempre nos entenderá, não importa o quão difícil nossa vida possa ficar. Uma vez senti que o encontrei, essa parte de mim jogada no universo, mas ele não estava a minha procura, e nem eu a procura dele. Essa é a historia de como eu encontrei um homem, aquele que pôde ter sido meu melhor amigo, meu irmão, meu amor, mas creio que essa resposta só ele pode me dar... 

Muito amor por esse livro!  

Fazia tempo que estava querendo ler um romance romântico sem o tal do triângulo amoroso tão presente nos livros Jovem Adulto atuais e encontrei isso em Finitus! 

O que você faria se uma pessoa aparecesse do nada em sua janela e começasse a te encarar? E se você se apaixonasse por ela?

Liana era uma jovem com experiência zero no quesito amor. Sempre sonhando com personagens românticos de livros clássicos, ela sonhava com o mundo oferecido na literatura e acabava deixando a sua vida um pouco de lado.

Isso muda quando Christopher aparece em sua janela e a ideia que ela tinha sobre alma gêmea salta do papel para a realidade. Christopher não lembra de nada e deixa Liana muito confusa no começo, achando que ele poderia ser um maníaco ou algo do tipo aparecendo em sua janela todo molhado numa noite sem chuva. Alegando ir procurar uma mochila perdida Christopher some do mapa.

Alguns anos depois e já achando que a aparição do garoto que ela teria sentido algo muito forte não passava de uma alucinação, Christopher reaparece em sua porta no mesmo estado de alguns anos atrás, só que dessa vez com sua mochila lotada de missões que o programa Finitus lhe passara. Sem saber nada sobre o programa, Liana decide ajudar Christopher e eis que surge ai o romance.

Juliana torna a leitura extremamente fluente, fazendo você não querer largar o livro até chegar o final! Gostei demasiadamente dos acontecimentos que ocorreram no fim. A narrativa é intercalada em diferentes épocas, com maioria em 3ª pessoa e cartas são adicionadas no decorrer do enredo. Dei 5 estrelas pois é uma leitura tão simples e algo que te deixa bem merece ser lido. Recomendo muito!

Entrevista:

01) Quais as dificuldades de escrever um livro para o público jovem?
Não existe tanta dificuldade em escrever para os jovens, pois o que eles buscam é a aventura e a possibilidade de que aquilo pode ser real. Não pretendo dar esperanças , mas sim de mostrar que a vida tem inúmeras possibilidades.

02) Sua família sempre te apoiou/te apoia com sua escolha profissional? 
Sim e não, pois nunca pensei que conseguiria passar por mim mesma, pois no fim, era eu quem me bloqueava, eu demorei a perceber que era isso que queria.

03) O que é mais difícil hoje, no Brasil, para a profissão de escritor?
Alcançar o publico com certeza, pois eles não confiam ainda em um escritor que não esta na mídia, mas isso é uma questão de marketing, e com esforço acho que não haveria dificuldades.

04) Pretende continuar publicando, tem outras metas que deseja alcançar? 
Pretendo continuar e ja tenho outros projetos a caminho, e alguns engavetados aguardando o momento.

05) Qual seu gênero preferido para ler? 
Fantasia e ficção. Sempre com um toque de romance. Não descarto Jane Austen.

06) Quais foram suas inspirações literárias para começar a escrever? 
Não descarto nenhum pois me inspiro desde Austen e Lovecraft, até Harry Potter.

07) Quais autores atuais mais admira? 
Admiro muito a J. K. Rowling, pela sua batalha para conseguir realizar seu sonho, e admiro todos os autores que não desistem...acho que todos no fundo nos inspiramos nela.

08) Qual livro já lançado, você gostaria de ter sido autor(a)? 
Já lancei O Escolhido pela editora dracaena, e agora Finitus. Acho que estou bem satisfeita com os livros que lancei, mas ainda sinto que esta incompleto.

09) Participa de algum projeto de incentivo a leitura? Alguma ideia que poderia mudar a situação dos brasileiros, onde poucos leem? 
Já fiz algumas parcerias em escolas que fazem projetos para o incentivo dos alunos, mas preciso me atualizar mais sobre isso, acho que os jovens ainda não conhecem bem a literatura, principalmente a nacional.

10) Qual mensagem você passa ou gostaria de passar através das suas obras? 
Sempre tento passar a imagem de triunfo sobre si mesmo, acho que é minha veia psicológica. Acredito que acima de tudo antes de vencer as adversidades, antes devemos vencer os medos que temos em nós.

Muito obrigado a Juliana pela confiança no blog e só desejamos sucesso à autora! 

Um comentário:

  1. Oi, Allison!
    Gostei muita da resenha, o livro possui uma premissa muito interessante e a capa? Linda demais! Fico feliz em ver que os autores nacionais estão ganhando mais espaço a cada dia. Espero ler Finitus ainda este ano, e tirar as minhas próprias conclusões.

    Grande abraço, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir