sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Resenha: O Colecionador de Borboletas - Cecília Mouta

O Colecionador de Borboletas

Sinopse: Você sabe qual a verdade sobre o efeito borboleta? Nicola é um pesquisador e colecionador de borboletas que perdeu a memória. Durante sua recuperação, com a ajuda de uma psiquiatra, descobre que possui o poder de voltar ao passado e modificá-lo, e também que era apaixonado por uma garota chamada Joana, que aparece repetidas vezes em meio à suas confusas visões. Pior que uma lembrança morta, é uma lembrança que insiste em ressurgir. E Nicola terá que seguir o fio de suas vagas recordações para desvendar até que ponto alterou seu passado. Porém, este colecionador ainda não tem consciência do quanto o efeito borboleta pode ter afetado seu próprio destino. (Livro a venda na livraria Saraiva e no site da Novo Século!)

Quando vi a sinopse do livro, me interessei logo por ser do tema ''Efeito borboleta'', ''volta no passado''... Mas há muito mais por trás disso para ser contado no livro!

Logo no começo do livro somos apresentados a um Nicola que perdeu a memória e está em uma clínica de repouso se reabilitando de alguma coisa. Logo sabemos o quão Nicola acha fascinante o mundo das borboletas e ficamos sabemos que o rapaz é colecionador.

Mas o mundo das borboletas não parece ser apenas alegria, pois Nicola sente dor e não quer lembrar de um passado que insiste em invadir sua mente em vários momentos do dia e ultimamente vem piorado bastante.

Sabemos também de uma Joana, que parece ser um amor do passado de Nicola que teve bastante influência no que ele é hoje.

Depois de várias pontas soltas, a narrativa começa a engrenar com Nicola narrando suas dores e seu passado que volta em memórias aos poucos. Com a ajuda de sua médica, ele começa a desvendar o porque de estar tão fragilizado e Joana sempre vir em sua mente mostrando cenas nada felizes. O rapaz começa a associar o efeito borboleta ao seu passado e enxerga como ele é devastador e muitas vezes traiçoeiro. Descobrindo amores do presente e amores do passado, traições e mentiras, relacionamento familiar complicado e o colorido mundo das borboletas fazendo sempre a narrativa ir para um lugar diferente, nos fazendo pensar de maneira diferente e entender o passado de Nicola.

É um livro muito inteligente, e apesar de ser um assunto bastante abordado na literatura e nos filmes, a estória criada por Cecília para Nicola vale muito a pena de ser lida! Tem um final surpreendente para alguns ou previsível para outros. Recomendo! 3 estrelas.

Adicione a sua estante:  Skoob

2 comentários:

  1. Oi Allison,

    Adorei o tema do livro e a resenha!

    Te indiquei em uma TAG lá no blog.
    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, obrigado pela indicação! Vou lá conferir.

      Abraços.

      Excluir