sexta-feira, 31 de maio de 2013

Resenha: Névoa - Vários Autores


Sinopse: Quando a bruma toma conta do olhar, é impossível não temer o que é invisível aos olhos. Os medos mais secretos tomam forma e o irreal torna-se real. Névoa traz histórias aterrorizantes, contadas por escritores que temem o desconhecido e transcreveram para o papel os temores que os acompanham desde sempre. Se as tramas deste livro assustam quem as escreveu, o que elas farão com leitores desavisados como você? Deixe-se envolver por esta densa névoa, tendo plena consciência de que não sairá dela a mesma pessoa.

Palhaços, sonhos lúcidos, sangue, morte, espíritos vingativos, lugares abandonados, chuvas torrenciais, escuro, árvores mortas, frio, medo, seres sobrenaturais, insetos, demônios, mentiras, vingança... tudo isso e mais um pouco encontramos em ''Névoa - Contos sobrenaturais, de suspense e de terror'', uma antologia organizada por Cristiana Gimenes e publicada pela editora Andross.

Como se trata de contos, não vou me ater a enredos. Encontramos os mais diversos contos mostrando a singularidade de cada autor. Encontramos vampiros e muito sangue. Encontramos legistas pervertidos e bonecos enfeitiçados.

O terror é algo que por mais que existam pessoas que abominam o gênero, sempre desperta interesse em qualquer público. A curiosidade pelo que mexe com a mente e com os sentidos, a descoberta de um mundo sobrenatural e leve queda pelo mórbido nos faz reconhecer o talento de tantos autores iniciantes que deveriam sim investir em algo maior.

Me surpreendo com a capacidade de criar algo autêntico e único em um mundo onde a tecnologia e a troca de informações nos é tão acessível. Mas os autores da antologia mostraram bastante criatividade e consegui captar vários textos excelentes, é impossível não escolher seus preferidos e aqui está meu ''top 10' (por ordem de lei:tura):

1º - Moinho - Clovis de Moraes Farjado
2º - O Vampiro da Rua São Francisco - Eliane Verica
3º - Uma Noite no Sanatório Waverly Hills - Mady Porto
4º - Devoradores: Tributo aos grandes antigos - Felipe T. S
5º - América, Maldita América - Giulia Alzuguir
6º - Marcha Fúnebre - Mateus Mourão
7º - A Seita Macabra - Gabriella Lara Silva
8º - Sobre Triângulos Negros - Ramón da Silva
9º - Visita Especial - Davi Paiva
10º - O Legista - K. Melquíades


Recomendo demais a antologia. Agradeço à Gabriella por ter me presenteado com o livro e ter me apresentado a autores tão talentosos. 4 estrelas.

terça-feira, 28 de maio de 2013

[Lançamento] Rainha - Paul Law

Hey pessoas! Hoje trago um lançamento de mais um autor parceiro do blog: Paul Law (autor de ''Ester'', já resenhado aqui no blog) , e o livro em questão é ''Rainha'' que será lançado no dia 01/06. Confira capa, sinopse e demais dados abaixo:


Sinopse: Bruno Vieira Junior é um ex-delegado que após a morte da sua noiva torna-se um recluso detetive alcoólatra. Contudo, sua vida se transforma depois de ser contratado contra vontade por uma peculiar adolescente. Intrigado, ele aceita investigar o verdadeiro passado da cliente, entrando numa surpreendente trama, cheia de ação e mistério.
Compre o ebook: Amazon 
Confira o 1º Capítulo
Confira o Blog 

Assista também o book trailer:


Em breve resenha aqui no blog, fiquem ligados!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Resenha: Outubro - Kamile Girão


Sinopse: "Você sabe o por quê das folhas caírem no Outono?" Shau desconhecia a resposta para aquela pergunta - até conhecer Kaero Morgan. E, naquele outubro de 2004, ele encontrou, no auditório da escola, aquela que lhe mostraria não apenas a razão pela qual as folhas abandonam suas árvores durante a estação que precede o inverno, mas que, também, ensinaria o rapaz de roupas largadas e desânimo constante a virar um homem. Outubro, 2013. Para Felipe Alves, seria somente mais um dia de árduo trabalho no hospital. Contudo, ao entrar no quarto 706, o jovem enfermeiro percebeu que aquele não seria um mês comum. Após tantos anos, a vida finalmente lhe deu a chance de retificar os erros do passado e de livrar-se, finalmente, das folhas velhas que persistiam na árvore da sua vida.

''Se duas pessoas estão destinadas a ficar juntas, eventualmente eles encontram seu caminho de volta.'' - Gossip Girl. 

Deixo bem claro para todos que conheço que não acredito em amor a primeira vista... creio que o que acontece é uma atração muito forte entre duas pessoas. Amor é algo que vamos construindo, vamos aprendendo com outro a explorar e usufruir de um sentimento tão belo e muitas vezes tão triste. 

''Nesse momento, o vento, um pouco mais forte, desprendeu a isolada folhinha de sua árvore, levando-a para o chão. Papai, segurando a minha mão, caminhou comigo até o lugar onde a folha havia caído e pegou-a, depositando-a na minha palma logo em seguida.'' Pág. 13

Kamile mostra em ''Outubro'' a construção de um amor que começa por uma atração repentina. Shau vê sua vida mudar quando seus olhos cruzam com a imagem de Kaero e toda a sua definição de beleza é reconsiderada. Kaero é professora de música, delicada e gentil. Enquanto Shau é o modelo masculino do desleixo... nunca precisou cuidar muito do visual e tem seu estilo como algo que a sociedade diz ser estranho. 

Kaero e Shau passam a se conhecer e descobrir coisas importantes e apaixonantes um no outro, mas uma viagem planejada para dar um futuro melhor a Kaero e torná-la uma grande pianista pode atrapalhar o começo de uma bela história de amor. 

Alguns anos se passam e um enfermeiro entra no quarto de uma paciente para a medicação... digamos que a atração ocorrida há algum tempo atrás torna a acontecer e encontros e desencontros amorosos nos são revelados. É assim o reencontro de Kaero e Shau. Um casal que um dia tentou dar certo. 

É assim que Kamile nos conta o desenrolar de Kaero e Shau, em uma narrativa cuja ordem não segue uma linha cronológica e alterna entre 3ª pessoa com narrador onisciente e 1ª pessoa, através de um diário de Kaero. 

Dissertando temas que a juventude com certeza é alvo, como: sexo, depressão, desencontros amorosos e desilusões, escolhas de futuras carreiras e empregos, a autora dá vida a personagens cativantes e cheios de dúvidas em relação à vida. As comparações como ações simples da natureza também tem seu lugar. A autora remete o simples cair das folhas no outono com mudanças palpáveis em nossas vidas. 

''Descobrir que era bom pelo menos em uma coisa fizera-o querer ser melhor nas outras. Antes de Kaero, ninguém o elogiava. Não tinha nenhum ponto positivo: era apenas um moleque feio; mal arrumado; que namorava, milagrosamente, a menina por quem se apaixonara ainda na infância, mas que, também, era por ela desprezado. Um moleque cheio de conflitos psicológicos, medroso, covarde, egoísta, criticado por qualquer uma de suas características. Não queria mais ser assim. Almejava crescer, ser bom em qualquer área que escolhesse.'' Pág. 95-96.

Outubro é um livro lindo. Bastante triste, poético, realista, encantador. Recomendo demais! 4 estrelas. Rosalva, obrigado pelo presente!

Música-tema: Nirvana - About a Girl:


Confiram o site da Kamile | Compre: Editora Literata | Adicione a sua estante: Skoob

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Resenha: A Máquina de Madeira - Miguel Sanches Neto


Sinopse: Uma enorme máquina taquigráfica chega ao Rio, vinda numa embarcação do Recife. Quem acompanha o desembarque é seu criador, o padre Francisco João de Azevedo. A máquina é uma das revoluções do século XIX. Com ela, sermões e discursos poderão ser transcritos com agilidade até então desconhecida, como que num registro do próprio progresso brasileiro. É um momento de ebulição nas ciências nacionais. Dezenas de inventores se agrupam no prédio da Exposição Universal, que receberá a visita do Imperador D. Pedro II e de investidores do mundo todo. Nas ruas, a expectativa de um salto industrial e econômico para o Brasil. Neste romance histórico, o escritor Miguel Sanches Neto usa a trajetória do padre Azevedo, precursor da máquina de escrever, para narrar a formação da identidade de um país.

Padre Francisco João Azevedo enxergava um futuro para o Brasil. Além de enxergar, ele ansiava... apesar de a ignorância e a limitação de evolução serem gigantes na população de Recife do século XIX.

''- Tudo que é bom vem de fora. A família real veio de onde? Até a mão de obra para as lavouras e para os demais serviços é da África ou da Europa. Não precisamos perder tempo para fazer o que os outros países fazem melhor. É só trazer para cá. De onde é a família do senhor?
- De Portugal.
- Não estou dizendo? O brasileiro não existe. Eu não sou brasileiro, o senhor também não. Os negros que trabalham aqui são menos brasileiros que nós. Não é o caso dos índios, estes talvez até sejam brasileiros, mas desconhecem a civilização. O que temos de bom vem de fora. Nós somos só um porto que recebe pessoas e produtos estrangeiros. Trabalho aqui a quarenta anos. Sei o que falo.'' Pág. 18

Dividida em duas partes distintas, o livro é narrado por perspectivas diferentes de um futuro fora do Brasil. Na primeira parte denominada Londres, o autor narra em primeira pessoa a chegada do padre no Rio de Janeiro para uma exposição que terá assim como outras invenções, sua recente e orgulhosa criação: Uma máquina de escrever, que se tivesse um grande prestígio na exposição, teria destaque em outra exposição em Londres (que era de fato, o objetivo do padre). 

Não conseguindo o sucesso desejado, e o devido valor por conta do império, João Azevedo vê seu sonho ficando um pouco mais distante. Pergunta: o sonho de um Brasil melhor ou o sonho do prestígio de seu invento? Creio que ambos. 

''Era aquele o momento de glória tão longamente aguardado? Anos de trabalho para uns minutos de reconhecimento frio? Imaginava que o imperador, cultuado por sua curiosidade, fosse querer sentar-se a máquina e escrever alguma coisa. Não era autor de sonetos? Poderia tentar compor um deles com o auxílio do inventor. Vendo o grupo se mover, em conversas sobre vários assuntos, que nada tinham a ver com os inventos, o padre sentiu uma vergonha muito grande. Vergonha de ter imaginado que sua máquina produziria admiração e que todos gostariam de falar com ele, para conhecer como chegara àquela ideia e os melhoramentos que pretendia fazer para tornar a escrita mais veloz.'' Pág. 81

Na segunda parte denominada Nova York, o autor mostra a desvalorização da nacionalidade mostrando o quanto o Padre foi enganado até perder sua criação para um americano que ''criou'' o primeiro modelo de máquina de escrever em estilo industrial, dando ao que nós conhecemos hoje o grande sucesso na época. 

Cheio de tapas na cara e com um modelo de escrita onde o leitor questiona uma quantidade infindável de ''se'', Miguel Sanches Neto nos conta e nos mostram personagens como ele mesmo diz: de um Brasil que queria dar certo. 

Senti que lia dois livros parecidos devido a troca de partes. A primeira é narrada em terceira pessoa, sendo que a segunda é narrada maioria em primeira pessoa. O plano de fundo também ficou bastante diferentes, tendo em vista que a personagem almejava coisas parecidas mas diferentes ao mesmo tempo.

Percebi o que mais o autor quer nos passar: a tamanha passividade dos brasileiros ao deixar serem ultrapassados por outros países. Uma crítica cem por cento honesta, visto a grande potência que é hoje nosso país. (para os que levam tudo ao pé da letra: momento irônico). 

Apesar do autor ter escolhido a máquina de escrever para ilustrar o atraso e subestimação que o brasileiro tem com ele mesmo, exemplos não faltam para percebermos o quanto o Brasil começou atrasado, e o quanto essa série de fatores culminaram para hoje sermos o que somos. Refleti muito com o decorrer da leitura e a pergunta sem resposta que deixo no ar: ''E se tivesse sido diferente?''. 3 estrelas. Recomendo!

Adicione a sua estante: Skoob 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

[Lançamento] O Hospedeiro - Juliana Walker

Oi pessoal! Trouxe hoje um lançamento que parece ser ótimo. Estou falando do livro ''O Hospedeiro'' da autora Juliana Walker. Já li ''Finitus'' da autora e adorei, favoritado e tudo. ''O Hospedeiro'' tem tudo para ser ótimo também! Confiram abaixo, a sinopse do livro e onde comprar. A resenha dele você confere aqui no blog em breve. Take a look:


Sinopse: Em uma pequena vila cercada por uma floresta, que traz maldições jamais imaginadas... O mal será invocado!Ele está prestes a invadir definitivamente a terra e para que isso aconteça precisa de um corpo puro e santo.
Luke, o missionário, foi escolhido e sua luta para descobrir que existe algo mais entre o céu e terra o coloca em contato com um mundo novo.
Um mundo cheio de criaturas maléficas jamais imaginadas, onde nem tudo que parece verdadeiro realmente é.
Luke tem sua fé testada e se apaixona por uma Maya, Sila, um ser maligno da floresta. Lutando contra seus sentimentos e tendo diante de seus olhos tudo aquilo que nunca julgou existir, Luke não teme os demônios pois sabe muito bem lidar com eles.

Adicione a sua estante: Skoob
Confira a resenha de ''Finitus'' + Entrevista com a autora, clicando aqui

terça-feira, 21 de maio de 2013

[Lançamento] ''As Freiras que só ouvem Rock'' - Manoel Flor dos Santos

Com um título bastante peculiar que mexe com a imaginação e a curiosidade do leitor, Manoel Flor dos Santos lança ''As Freiras que só ouvem Rock'' pela editora Dracaena. Confesso que estou super curioso para ler, o livro tem uma proposta interessante, uma capa com uma disposição de cores caprichada e é o romance de estréia do autor. Confira capa, sinopse e conheça um pouco o autor:


Sinopse: Em primeiro lugar, o título advém de três jovens moças que participam de um concurso de bandas e adotam o nome de “As freiras que só ouvem rock” para o grupo. Este concurso é celebrado numa festa à fantasia, onde elas vestem-se de freiras e depois participam do evento dançando e cantando músicas de rock. Mas tudo deixa de ser alegria quando na noite da festa, os seus respectivos namorados sugerem que todos eles roubem um bar.
O livro, na forma de romance, conta a história de seis jovens de classe média, que se adentram no mundo dos roubos. Eles tiveram boa educação, cursavam uma boa faculdade: motivos de sobra para serem pessoas sensatas; no entanto, subitamente, decidem cometer alguns crimes por puro divertimento. Mas não saíram impunes dos atos cometidos; a partir do momento em que escolheram cometer tais delitos, passaram a ser perseguidos pela polícia e por todos aqueles que se sentiram lesados. A vida deles se tornou em uma assombrosa corrida contra a prisão, sofrendo as maiores humilhações, as quais a maioria das pessoas não enfrentaria durante uma vida inteira.

Manoel Flor dos Santos, por ele mesmo: É evidente que para sermos grandes escritores, antes de mais nada, devemos ser grandes leitores; é isso que fui desde a minha infância. Apaixonado pelas ciências exatas, pois não seria por acaso a minha formação superior em Química, também pude ser um apreciador da literatura e logo percebi que poderia estabelecê-la como uma profissão. Os romances sempre me encantaram e é o meu estilo literário favorito, então pude um dia enfim concretizar um trabalho dessa vertente. Agora realizo um sonho de compartilhar com os leitores essa inusitada história de ficção.
Compre esse lançamentos pelos links: Amazon | Cia. dos Livros
Fiquem de olho, em breve teremos resenha aqui no blog. Até o próximo!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Resenha: A Lista Negra - Jennifer Brown


Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

Onde achamos que teremos apoio é onde menos vamos encontrá-lo.  

É muito difícil fazer uma resenha ou expressar uma opinião quando você lê um livro e odeia. Pior é quando você ama o livro e não consegue transformar os sentimentos em palavras. ''A Lista Negra'' me comoveu tanto que por mais que eu escreva mil folhas, eu nunca conseguiria expressar o impacto que o livro me causou. 

Trata-se sim de bullying, e por mais que você ache que esse assunto esteja batido, manjado e muito explorado, Jennifer Brown lhe mostra que a muito ainda do assunto para explorar. 

Valerie nunca imaginaria que uma brincadeira tomasse proporções que mudariam a sua vida e a vida de todos a sua volta de maneira drástica. Nick, seu namorado, costuma ser sua válvula de escape. Parecia ser a única pessoa que lhe entendia em meio a um ensino médio de pessoas intimidadoras que tratam seus sentimentos como lixo. Ou em meio a um lar atribulado por brigas entre os pais. 

Colocar o que você sente para fora parecia ser um grande desafio para o casal. Através de uma lista onde eles colocavam todas as coisas podres e pessoas merecedoras de ódio foi a forma que Valerie e Nick encontraram para descontar a raiva... ao menos foi o que Val pensou que seria. 

Digamos que no ápice de bullyings cometidos, acontece algo que Valerie não previu: seu namorado surta, e acaba com a vida de boa parte das pessoas pertencentes da lista e suicida-se, tornando Val a principal suspeita viva da chacina que matou (obvio) e deixou vários de seus ''colegas'' gravemente feridos. 

Em meio a todo o caos cometido por Nick, Val acaba sendo atingida pelas balas disparadas pelo namorado ao tentar salvar uma colega, ou tentar salvar o colégio. 

Como se não bastasse ser acusada por 99% do colégio, perder seu namorado, levar um tiro, perder a confiança dos amigos, as acusações surgem também em casa, onde Valerie achava que encontraria apoio. Perdida emocionalmente, ela encontra (ou tenta encontrar) apoio em um dos personagens mais legais e cativantes de todos os tempos: seu psiquiatra. Doutor Hieler além de ser carismático e engraçado, foi o único (ao menos no início) que acreditou em Val, e isso (a injustiça) deixa o leitor com muita raiva!

''Escondia a raiva que crescia dentro de mim. Raiva dos meus pais por não me apoiarem. Raiva do Nick por estar morto. Raiva das pessoas da escola que atormentavam Nick. Raiva de mim mesma por não perceber que aquilo iria acontecer. Aprendi a conter a raiva, a força-la para o fundo da minha cabeça, esperando que ela dissolvesse e desaparecesse. Aprendi a fingir que a raiva já tinha passado.'' Pág. 116

Jennifer narra através do ponto de vista de Valerie, jogando flashbacks no decorrer da narrativa, fazendo com que ele (o livro) não entre em uma linha temporal, mas esse modo inteligente de escrever foi a peça chave para inserir o leitor, cativar e convencer o leitor para esse apelo em forma de romance. 

É um livro muito forte por tratar de temas muito fortes. Os personagens principais tem uma queda pelo mórbido e a morte ou o suicídio é bastante discutido, o que é um tema bastante peculiar ao ser falado (ou passado, no caso de um livro) para o público jovem, onde a presença de pensamentos suicidas e depressivos são bem marcantes e acentuado. É preciso saber falar. 

''Mas, então, eu chegava em casa, ia para a cama e começava a pensar naquilo. Sobre o lance do suicídio. Eu estava segura? Será que houve mesmo um tempo em que eu poderia ter me suicidado e nem sabia disso? E eu passava cerca de uma hora, meu quarto ficando escuro, pensando em que diabos tinha acontecido para me tornar tão incerta sobre até mesmo quem era eu. Porque ''quem é você'' deve ser a pergunta mais fácil de ser respondida, certo? Mas, para mim, há muito tempo não estava sendo fácil responder. Talvez nunca tenha sido.'' Pág. 29

Achei bastante parecido com o que é proposto em ''Precisamos Falar Sobre o Kevin'' (Igualmente bom) da autora Lionel Shriver, sendo que a linguagem de Lionel é bem mais adulta. Digamos que ''A Lista Negra'' seja uma versão jovem. São muitas semelhanças: o efeito cronológico, a chacina no colégio, a indagação de o que levou a chegar nesse ponto, sendo que as estórias são completamente diferentes. Enquanto em uma a autora fala sobre superação, o outro fala sobre culpa.

Se você leu até aqui já deve saber que eu recomendo demais a leitura. Acho que as escolas deveriam adotar esse livro para a grade curricular. Melhoraria a dinâmica professor/aluno, problemas de casa poderiam ser melhor debatidos para um melhor desempenho no colégio e o respeito entre as pessoas se tornaria palpável.
5 estrelas gigantes para um livro repleto de emoções.

Adicione a sua estante: Skoob

domingo, 19 de maio de 2013

[Lançamento] Carminha Morais lança o livro ''Onde anda você?'' em Junho!


Sinopse: Quem nunca se encantou com uma personagem de novela ou com a atriz que fazia o papel? A teledramaturgia causa esse fascínio na nossa sociedade há alguns anos, desde que a televisão passou a ser objeto de suma importância nos lares brasileiros, mesmo os mais carentes. Porém, o mais interessante é quando a vida nos surpreende e nos mostra que há muito mais do que ficção naquilo a que assistimos todos os dias. Histórias reais que se cruzam e servem de modelo para tramas encantadoras. Tragédias pessoais se cruzam com fatos reais e uma incrível história nasce trasbordando emoção e mostrando-nos como é importante o perdão.


quinta-feira, 16 de maio de 2013

''Herdeiro dos Sonhos'' - Matheus Borges Teixeira

Hoje trago para vocês conheceram mais um livro nacional. Em breve posto a resenha dele aqui no blog! 


Sinopse: Após a tempestade, um rapaz acorda na praia completamente sem memórias. Enquanto tenta descobrir quem é e o que ele tem que fazer, suas ações irão revelar segredos escondidos por milhares de anos. Por conta de uma seqüência de acontecimentos misteriosos e sombrios, a vida de várias pessoas mudará para sempre quando se envolverem no despertar do mais sombrio e profundo segredo da cidade. Herdeiro dos Sonhos é uma narrativa fantástica que leva o leitor a ponderar sobre a dificuldade de encontrar seu lugar no mundo. Aos poucos o autor mostra como a vida de diversas pessoas pode mudar completamente ao se envolverem e como elas podem se complementar. Pode não haver um propósito nas dificuldades que acontecem, porém a verdadeira força e capacidade de fazer a diferença está no modo de enfrentá-las, pois não importa o que você é, mas sim o que pode fazer.
O autor:

Foto -Matheus Borges Teixeira 

Matheus escreve desde os dez anos de idade. É natural de Ribeirão Preto mas já morou em diversas cidades no estado de São Paulo, pois há uma maldição que impede o de morar mais que cinco anos em uma cidade só. Apesar de em 2004 ter ingressado no curso de Engenharia de Computação, sua paixão pelo fantástico e literatura não foi abandonada. Na verdade, "Herdeiro dos Sonhos" foi escrito durante seu curso na universidade. Além de engenheiro e escritor, o autor é também é apaixonado por culinária e atualmente reside na Europa com sua cachorra, uma vira-lata adotada das ruas de São Carlos, a quem deu o nome de Tara. Matheus acredita que a vida é uma constante mudança e espera ansioso que novas oportunidades lhe virão.




Saiba mais sobre o livro no Site

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Resenha: O Eterno Barnes - Salustiano Luiz de Souza


Sinopse: Doutor Barnes, um famoso neurocirurgião, começa a desenvolver na Universidade onde trabalha uma pesquisa científica tentando transformar os dados do cérebro em arquivos de dados, codificando-os de modo que possam ser copiados. Com o avanço da pesquisa, acaba conseguindo copiar para o computador todos os dados de memória que formam o ser humano, como suas experiências, suas emoções, suas recordações, enfim, sua vida. Deslumbrado com a descoberta, começa a perceber que estes arquivos possuem uma estrutura totalmente diferente e uma sinfonia divina, e começa a ficar obcecado pela ideia de que seja possível copiar cérebros de um paciente para outro. Ao contrário do que deveria ocorrer, Barnes, cada vez mais, esconde suas pesquisas, pois seu objetivo passa a ser implantar seu próprio cérebro em outro paciente, mais jovem e sadio, pois está acometido de uma séria doença. Busca, desta forma, alcançar a tão almejada eternidade. Para isto, não mede as consequências de seus atos, que passam a ser justificados pela ambição que lhe domina. Conseguirá Barnes o seu intento?

Aqui o desespero e a ganância de poder se encontram tão natural quanto o encontro do sol com o mar. 


Um livro classificado como ficção científica, mas que poderíamos muito bem defini-lo como policial. A escrita de Salustiano chamou minha intenção desde as primeiras folhas. Com uma essência filosófica, ele constrói personagens humanos e complexos dentro de uma universidade onde a hierarquia é palpável. 

Tudo começa por e giram em torno de Barnes, um famoso neurocirurgião com uma doença crônica que enxerga um futuro de possibilidades de crescer em seu trabalho, mas vê o fio da sua vida prestes a ser cortado devido a doença. 

''Este invólucro chamado corpo, este espectro que encerra dentro de si uma centelha chamada vida, é um mero joguete quando nos falta a vitalidade. E passa a ser depositado onde os outros querem.'' Pág. 16
Estudando profundamente a mente, Barnes descobre como armazenar a essência cerebral em dispositivos eletrônicos, no caso um computador. O que Barnes achava que seria a solução de seus problemas, acabou virando seu tormento, pois por não ter domínio de informática, ele acaba tendo que pedir ajuda a James que ao descobrir a grandiosidade do que Barnes descobriu, encontra nisso um meio de subir na vida e alcançar o sucesso tão desejado. 

''Meu sorriso, minha voz, meus pensamentos, meu eu, tudo em mim é único. E esta singularidade a morte ceifa e se acaba para todo o sempre. Mas agora isto acabaria. Pelo menos para si. Detinha a chave da eternidade. Perpetuar-se-ia no tempo não com um mero perpassar de genes, mas como um eu absoluto. Terrível e assustador. Poderoso e perigoso.'' Pág. 61
Achei a temática muito inovadora (pelo menos para mim, foi) e as partes finais do livro, lembram um YA muito famoso que eu não vou falar pois estragaria a surpresa. Adoro livros que tenham um certo foco na medicina e ''O Eterno Barnes'' mostra partes bastante realistas sobre uma rotina em hospitais e ele não deixou a desejar. A obsessão por juventude e eternidade nos faz cometer loucuras.  

No decorrer da trama, Salustiano disserta sobre vários assuntos: religião, medicina, fé, morte/vida, trabalho, amizade... O autor constrói um médico admirado e respeitado por todos mas atormentado e louco por dentro. A narrativa é tão instigante, que o livro de 240 páginas foi lido por mim muito rápido, é uma leitura super válida! Como disse no inicio, o livro poderia muito bem ser considerado um policial. É cheio de investigações, pois os personagens parecem desconhecer a ética profissional e a inteligência que lhes é dada é usada de uma maneira não muito correta se formos olhar através de uma sociedade certinha. Recomendo demais! 5 estrelas

''E será que estamos aqui? Ou o aqui é apenas uma projeção de nossa mente. Talvez o feto não imagine que haja vida aqui fora, pois a vida para ele se resume tão somente à ligação com o cordão umbilical. Talvez por isso tenhamos tanta dúvida se existe vida depois desta. Até porque nosso cordão de prata, que nos liga ao corpo astral, seque é visível, e a grande maioria acredita que seja mera ficção.'' Pág. 115 
Lembrando que Para cada 100 pessoas que curtirem nossa página no facebook ou compartilharem o booktrailer o autor doará um livro para a biblioteca de uma escola!
Compre: Novo Século | Confira o 1º Capitulo