quarta-feira, 7 de agosto de 2013

E quarta-feira, é dia de série! #4





 Quero começar a resenha dizendo que esse seriado fala sobre balé, uma das minhas paixões, apesar dele ser meio adolescente, ainda assim gosto muito dele.
O seriado é australiano e aqui no Brasil é transmitido pelo boomerang, não julguem pelo canal ok? Ok.
Dance Academy acompanha inicialmente a história de Tara, uma garota que mora no campo e sonha em ser bailarina, com algum esforço entra em uma famosa academia de dança, a partir daí o enredo começa a acompanhar os outros personagens que ela vem a conhecer.
Sammy, o garoto que se torna seu melhor amigo e tem problemas familiares por conta do balé, Kat uma bailarina um pouco desleixada que se torna amiga inseparável de Tara e irmã mais nova de Ethan, um garoto mais velho que também faz parte da academia e se torna uma “paixãozinha” da personagem principal, também tem Christhian um garoto problemático que dança balé e hip hop, melhor amigo de Ethan e que acaba se aproximando de Tara. Abigail, essa personagem é bem complexa, porque ela é uma bailarina meio obcecada e ela automaticamente fica irritada com a Tara, porém ela não é exatamente uma vilã.
A série tem muita coisa de dança, mas também conta bastante sobre a vida dos personagens, tem partes clichês, bem adolescente, mas mesmo assim é uma série divertida de se ver.




Na minha opinião as vezes falta desenvolvimento no enredo, mas a série é voltada pra o publico adolescente, só que como eu disse é realmente legal, mas precisamos relevar certos furos enquanto assistimos! Eu gosto bastante do seriado, apesar de ele ser um pouco difícil de encontrar, vale o esforço. Meu personagem favorito é o Christhian, porque acho ele bem real, não é aquela coisa do príncipe perfeito, pelo contrario, muitas vezes ele está mais para sapo.


Nota: 3 estrelas, pois como eu disse tem furos no enredo.



Para quem eu indico: Quem gosta de dança vai curtir as partes em que foca no balé, quem gosta de romance e drama adolescente vai curtir também, é um seriado divertido sem muito compromisso, os atores e atrizes são muito bons e eles realmente dançam.

Para quem eu não indico: Se você não gosta de filmes adolescentes, ou de clichês e muito menos de balé, não assista esse seriado, pois vai ser a coisa mais tediosa do universo para você. Outra coisa também não indico para quem não tem paciência com trocas de casal, tem bastante durante a série.

Então gente é isso, hoje eu trouxe uma série mais desconhecida, espero que assistam e gostem! Até a próxima quarta.




segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Resenha: The Cuckoo's Calling - Robert Galbraith


Sinopse: Depois de perder sua perna em uma mina no Afeganistão, Detive Cormoran Strike investiga o suicidio de uma supermodelo, pensando estar apenas tocando sua vida como investigador privado. Strike conseguiu um cliente e os credores o estão chamando. Ele também terminou com sua namorada de longo prazo e está vivendo em seu escritório.
Então, John Bristow passa por sua porta com uma história impressionante: Sua irmã, a lendária modelo Lula Landry, conhecida por seus amigos como Cuckoo, notoriamente havia morrido alguns meses atrás. A policia julgou como suicídio, mas John se recusa a acreditar nisto. O caso liga Strike com o mundo dos belos milionários, namorados rockstars e designers desesperados, e isso o introduziu a todas as mais diferentes formas de prazer, tentação, sedução e ilusões que o homem conhece.
Você pode pensar que conhece detetives, mas você nunca conheceu um como Strike. Você pode pensar que conhece ricos e famosos, mas você nunca os viu sob uma investigação como essa.

Bom, gostaria de começar essa resenha dizendo: "vamos esquecer quem é a autora do livro", "não façamos comparações com suas antigas obras", "não comparemos com outros livros de romance policial". Mas convenhamos, é impossível cumprir tudo isso (principalmente a primeira citação) quando se trata de J.K. Rowling, mesmo que sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

Gostaria de dizer também que foi o primeiro livro que li integralmente em inglês, o que foi um desafio para mim, e me senti feliz de conseguir chegar até o final entendendo pelo menos a maior parte da história, o suficiente para dar uma opinião sobre ela.

O livro demonstra uma maior liberdade para escrever se comparado com seus livros anteriores. É bem ambientado (se passa em Londres, em meio a um mundo de celebridades, rockstars, paparazzis, e tudo o que uma modelo famosa possa se envolver), de um jeito que consegue pôr o leitor nos cenários e situações. Essa talvez tenha sido a maior vantagem da utilização do pseudônimo, Robert Galbraith é muito mais livre e em algumas situações até mais direta do que J.K. Rowling.

The Cuckoo's Calling conta a história de um ex-militar, Cormoran Strike, que perde a perna em Amsterdã e volta a Londres para começar uma nova carreira como detetive junto com sua assistente Robin (em algum momento do livro eles citam "Batman" e desde que li isso, não consegui mais deixar de pensar em Strike como Batman e Robin, bem... Como sua Robin). A nova carreira não vai indo muito bem, e para variar, Strike tinha acabado de sair de um longo relacionamento. Pensem na situação do cara: ex-soldado, perdeu a perna, está falindo e, pra completar, levou um pé na bunda. Quem gostaria de ser Cormoran Strike?

A situação muda quando John Bristow o contrata para investigar a morte de sua irmã, a renomada supermodelo Lula Landry, e assim, Strike embarca num mundo de trapaças e perseguições, no qual Robert faz criticas à mídia (e até mesmo a quem é perseguido por ela), mostrando de perto, talvez até por experiência própria, como é a vida de super astros.

Assumamos que Robert (ou Rowling, como preferir), ainda precisa comer muito feijão com arroz para escrever livros do nível da rainha do romance policial Agatha Christie, porém, esse livro demonstra uma boa evolução desde Harry Potter (infelizmente ainda não li Morte Súbita). A escrita é mais adulta, porém não cansativa, e com um final muito bem condizente finaliza essa novela que proporciona, com o passar do texto, a encontrar um novo "suspeito número um" para o crime a cada capitulo, e isso com certeza foi algo que me animou muito para continuar o livro até o final.

Nunca fui fã da autora, mas é um livro que merece ser lido, e se você gosta do estilo, provavelmente gostará muito.

Nota: 4,0/5,0

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Lançamentos da Semana #4 - Novo Conceito (Agosto)

Bom, como eu avisei na ultima postagem, a dinâmica dessa coluna vai mudar um pouco a partir dessa publicação. Agora, vou postar os livros de todo o mês, mas apenas de determinadas editoras (diferentes a cada semana). Entendidos, comecemos.

- Novo Conceito

Manuscritos do Mar Morto - Adam Blake - R$27,90
Sinopse: A ambiciosa policial Heather Kennedy está em seu trabalho mais difícil: seus métodos de investigação são criticados e ela está sendo assediada por colegas rancorosos porque não lhes dá atenção. Até que lhe é atribuída o que parece ser uma investigação de rotina, sobre a morte acidental de um professor da Faculdade Prince Regent, mas a autópsia deste caso volta com algumas descobertas incomuns: o inquérito vincula a morte deste professor às de outros historiadores que trabalharam juntos em um obscuro projeto sobre um manuscrito do início da Era Cristã. Em seu escritório, Kennedy segue com sua investigação e logo se preocupa com o rumo para onde está sendo levada. Mas ela não está sozinha em sua apreensão. O ex-mercenário Leo Tillman — seu futuro parceiro — também tem angustiantes informações sobre estes crimes. E sobre a misteriosa organização mundial a que os crimes se relacionam… Escondido entre os pergaminhos do Mar Morto, um códice mortal pretende desvendar os segredos que envolvem a morte de Jesus Cristo. Entre um terrível acidente de avião no deserto americano, um brutal assassinato na Universidade de Londres e uma cidade-fantasma no México, Manuscritos do Mar Morto é o mais emocionante thriller desde O código Da Vinci.

Eu Compro Sim! Mas A Culpa é dos Hormônios - Pedro de Camargo - R$19,90
Sinopse:
Entenda o comportamento do consumidor e aprenda a comprar com consciência! Este é um livro divertido. O tipo de livro que a gente tem que ler nem que seja só para continuar uma conversa quando aqueles terríveis momentos de silêncio se instalam entre os interlocutores. Mas, além disso, este é um livro sério, muito sério. (Antes de começar a lê-lo, vale a pena dar uma olhada nas referências bibliográficas). A proposta sensacional de Pedro de Camargo é demonstrar, da forma mais simples possível, como nosso comportamento de consumo está diretamente ligado aos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer. Parece complicado, mas sob a escrita de Camargo você vai compreender perfeitamente alguns de seus comportamentos pouco ortodoxos, embora comuns, como assaltar a geladeira em noites mais frias, ou comprar aquele monte de bobagens que nunca, em toda a sua vida, pretendeu usar… E, como cortesia, com as dicas no fim de cada capítulo é possível aprender a combater seus próprios neurotransmissores endoidecidos — e consumistas — e conquistar o orçamento saudável com que sempre sonhou.

Claro Que Te Amo - Tammy Luciano - R$19,90
Sinopse:
Piera tem certeza: está cometendo a maior loucura da sua vida ao assistir, escondida, ao casamento de seu ex-noivo. Depois de seis anos de relacionamento, entrar de penetra na comemoração foi tudo que André deixou para ela. E olhar a cena não a faz feliz, mas encerra uma fase de sua vida. Hora de recomeçar. Mas como recomeçar se seu coração está cheio de dor? Envolver-se com a história de Piera é como descobrir que sempre há um lado muito bom a ser revelado… Mesmo que tudo pareça tão difícil.

Se Você Fosse Minha - Bella Andre - R$23,90
Sinopse:
Zach, o mais arredio dos Sullivan, é mecânico e corredor de pistas de alta velocidade. Suas únicas preocupações são: como gastar seu dinheiro e com que mulher passar a próxima noite… Até que ele recebe a difícil tarefa de cuidar do filhote de yorkshire de seu irmão por duas semanas — um total contratempo para um homem como ele. Mas Zach não tem como negar este favor a Gabe e, muito a contragosto, acaba aceitando cuidar de Ternurinha, a cachorrinha que, para piorar, é um terror e certamente precisa de treinamento. Heather Linsey não acreditava que teria de treinar o fi lhote do arrogante Zach Sullivan. De todos os homens que já conhecera, Zach era o mais atrevido. Palavras como arrogante, esnobe, pretensioso cabiam especialmente bem no mecânico da família Sullivan. Além disso, a beleza e o charme de Zach eram desconcertantes e a atração entre eles, inevitável… Heather estava francamente disposta a negar esse trabalho, mas teve que pensar duas vezes antes de recusar, pois fora indicada por uma grande amiga. De qualquer forma, ela sabia que podia controlar as investidas de Zach Sullivan, caso ele se mostrasse desrespeitoso. O que ela não sabia é que sua rejeição ia despertar os mais profundos e obstinados desejos no mecânico…

Olho Por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian - R$23,90
Sinopse:
Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Tipo Destino - Susane Colasanti - R$23,90
Sinopse:
Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão… “Este livro me deu vontade de mudar minha vida.” THE TRUTH ABOUT BOOKS “Uma narrativa inteligente e rápida…” KIRKUS REVIEWS

A Outra Vida - Susanne Winnacker -R$23,90
Sinopse:
O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores. Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e… comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua. Joshua perdeu uma irmã para os mutantes e sua raiva é tão grande que ele seria capaz de vingar todos aqueles que perderam alguém para as criaturas. No entanto, para que esta revanche aconteça, é preciso prudência. Afinal, até que ponto a disseminação deste vírus foi uma coisa realmente natural? Que poderosos interesses estão por trás desta devastação? E será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão?

Uma Prova de Amor - Emily Giffin - R$ 23,90
Sinopse:
Primeiro vem o amor, depois vem o casamento e depois… os filhos. Não é assim? Não para Claudia Parr. A bem-sucedida editora de Nova York não pretende ser mãe, e até desistiu de encontrar alguém que aceite esta sua escolha, mas, então, ela conhece Ben. O amor dos dois parece ideal. Ben é o marido perfeito: amoroso, companheiro e — assim como Claudia — também não quer crianças. No entanto, o inesperado acontece: um dos dois muda de ideia a respeito dos filhos. E, agora, o que será do casamento dos sonhos? Uma Prova de Vmor é um livro divertido e honesto sobre o que acontece ao casal perfeito quando, de repente, os compromissos assumidos já não servem mais. Contudo, é também uma história sobre como as coisas mudam, sobre o que é mais importante, sobre decisões e, especialmente, sobre até onde se pode ir por amor.

Ela é uma Fera! - Marina Carvalho (Disponível apenas em e-book por R$1,40)
Sinopse:
No interior de Minas Gerais, Clara, uma menina de traços delicados, rosto de porcelana e cabelos dourados tem muitos admiradores, inclusive Henrique, o menino mais popular da escola que fará de tudo pra poder sair com ela, inclusive trapacear... É que o pai de Clara colocou na cabeça que sua filha mais nova só poderá sair com um menino depois que sua filha mais velha, Carolina, arrumar um namorado. Parece simples: basta que Henrique arrume um “namorado” para Carol e siga com seu sonho de ficar com Clara. Determinado, Henrique arruma o tal namorado para Carol: Pedro, o badboy. Mas o que nem Henrique, nem Clara, nem Pedro imaginavam é que a intragável Carol iria se comportar como uma insuportável ao lado de Pedro — e jogar água em todos os planos de romance de Henrique e Clara. Caberá a Pedro dar um bom resultado a esta situação, mas será que ele vai conseguir conquistar o coração de gelo de Carol e, finalmente, domar a megera? Ela é uma fera! é uma releitura escrita pela autora Marina Carvalho do clássico A Megera Domada de William Shakespeare

quarta-feira, 31 de julho de 2013

E quarta-feira, é dia de série! #3



Imagine a pessoa mais azarada que você conhece, imaginou? A personagem principal dessa série consegue com certeza superar! Ok, agora sério, a Jenna é azarada e sortuda ao mesmo tempo!
O enredo dessa série é bem clichê, mas a forma como os clichês se desenvolvem é totalmente inusitada, começamos acompanhando Jenna, a garota invisível apaixonada pelo cara mais popular da escola, Matty, bonito, engraçado e todas essas coisas... Nada mais clichê que isso certo? Só que vamos dizer que isso gera situações extremamente cômicas e completamente fora do comum.
A nossa garota invisível recebe uma carta que fala algumas coisas um tanto quanto chatas de se ouvir sobre si mesmo e após um acidente todos pensam que ela tentou se suicidar, o que faz com que a coitada vá ver uma conselheira escolar mais doida que todos os personagens da serie juntos, o que não é fácil.
 Assim com o “suicídio” Jenna ganha uma enorme atenção e deixa de ser a garota invisível, o problema é que ela vira um alvo de Sadie, uma líder de torcida gorda e de Lissa, uma garota excessivamente religiosa que namora Jake, um garoto que acaba virando amigo de Jenna e que é meu personagem favorito do seriado.
Falando em amigos... A Jenna tem duas inseparáveis Tamara, uma garota completamente maluca que é apaixonada por Rick, um canalha descarado e Ming uma asiática que tem uma família extremamente rígida e que dá uns conselhos meio tensos.

Enfim, depois do acidente Jenna volta a escola e toda a atenção se volta para ela, o que torna as coisas difíceis com Matty, que parece não querer assumir nenhuma relação com a menina, enquanto ela tem um confronto interno por causa da carta, aquela que dizia as coisas chatas sobre ela, e do garoto dos sonhos, ela acaba começando a tomar atitudes que mudam sua vida por completo e que causam algumas mudanças na personalidade da protagonista.
Outra coisa sobre o seriado, os pais da Jenna são muito, muito, engraçados, mesmo! Como eles são um pouco jovens eles têm umas atitudes meio sem noção, principalmente a mãe dela, as vezes parece mais que a filha é a mãe do que vice-versa.
Awkward tem três temporadas e é produzido pela MTV, uma coisa que eu acho muito interessante é o fato dos atores não serem conhecidos, outra coisa maravilhosa sobre é esse artifício que eu já falei dos clichês se tornarem inusitados pela forma como se desenvolvem.
Essa serie é bem leve de se assistir e rápida também, além de engraçada, as vezes o humor é um pouco idiota, mas mesmo assim é legal.


Na minha opinião apesar do defeito de às vezes o humor ser idiota, outras um pouco forçado a série é muito boa, ela rende boas risadas e você se sente muito bem assistindo sabe...Porque você não é a Jenna e tal, eu já não me sinto tão sortuda porque bem, acho que se tem uma personagem de seriado igual a mim é bem, ela... Inclusive as mudanças que ela tem no decorrer eu também tive.
Eu gosto muito das amigas da Jenna e acho a Ming muito engraçada, apesar da maioria das pessoas preferir a Tamara, outra coisa eu amo o Jake, ele é um dos meus personagens favoritos de seriado, porque ele é muito real e fofo, Sadie apesar de ser uma vilã chata que as vezes, muitas vezes, você quer matar é muito engraçada.

Nota: 4 estrelas, porque como eu já disse tem essa coisa do humor as vezes ser forçado, ou meio idiota.

 

Para quem eu indico: Quem gosta de dar boas risadas assistindo um seriado, uma coisa legal é que até o drama pode ser engraçado, além disso quem é adolescente vez por outra a Jenna faz umas reflexões legais. Quem gosta de clichês vai se deliciar com a forma como Awkward usa isso e torna a serie melhor ainda.

Para quem eu não indico: Quem não gosta de clichês de jeito nenhum é melhor ficar longe, porque eu acho que dificilmente quem não curte vá achar o seriado legal, se você também não se agrada em seriados que tem comedia toda hora nem perca seu tempo.

Enfim acho que é isso, não tem tanto o que falar sem dar spoiler, mas eu super indico esse seriado! Espero que assistam e gostem da indicação, até a próxima quarta.





segunda-feira, 29 de julho de 2013

Sobre a #maratonaliteraria

Falei (Allison) aqui sobre a minha meta para a Maratona Literária e o Samuka falou a dele aqui. A Maratona começou exatamente após a meia noite do dia 29/07 e se prolongará até o último minuto do dia 04/08!

Agora vocês vão conferir como anda nossa meta: 

Segunda-feira - dia 29/07

Allison: Estou terminando de ler ''Marina'' do Carlos Ruiz Zafón e estou amando! Esse homem é um gênio! Não é tão bom quando ''A Sombra do Vento'' por se tratar de algo mais juvenil mas a estória é tão fofa e sombria ao mesmo tempo que encanta. 114 páginas lidas hoje!

Samuka: Comecei o livro ''Memória de um Sargento de Milicias'', o livro mais curto que eu peguei, tem 135 paginas e acabei de acaba-lo, amanhã vou começar A Culpa é das estrelas!

Terça-feira - dia 30/07

Allison: Terminei de ler ''Marina'' do Zafón e não sei dizer o que achei do final, mas que ele me deixou bastante deprimido. Comecei a ler ''Relato do Sol'' da autora brasileira Vanessa Bencz, falo mais sobre ele amanhã! 

Samuka: Comecei a ler ''A Culpa é das Estrelas'', e sinceramente me surpreendeu, é bem melhor do que eu esperava (talvez pq eu não esperasse nada), li 150 paginas e planejava ter lido mais, porém uma dor de cabeça me tirou do combate por metade do dia.

Quarta-feira - dia 31/07

Allison: Gente! Marquei ''Relato do Sol'' como favorito e só fiquei triste porque acabou, queria mais contos e crônicas da Vanessa Bencz, o que me consola é que tenho outro livro da autora aqui em casa para ler! Super recomendado. Comecei (li 10 pags, rs) de Morte Súbita e por enquanto está ok! Falo mais sobre o andamento da leitura na próxima atualização. 100 páginas lidas. 

Samuka: Terminei o livro ''A Culpa é das Estrelas'', que foi realmente melhor do que eu esperava, apesar de que no final acaba ficando muito repetitivo, a história não anda. Li também as primeiras 55 páginas do Mundo de Sofia, um livro um tanto quanto diferente, para não chamar de "estranho", não estou gostando muito, mas ainda há muita coisa pela frente. Li em torno das 190 páginas hoje.

Quinta-feira - dia 01/08

Allison: Então pessoal, ''Morte Súbita'' está muito bom! Reconheço muito das cidades brasileiras na cidade fictícia de Pagford. Adorei o clima de choque com a notícia da morte do Barry e sim, infelizmente sempre tem gente que adora a desgraça alheia. Estou bem no comecinho! 

Samuka: Li 400 páginas d'O Mundo de Sofia hoje (pressa pra acabar). O livro realmente deu uma melhorada a a partir da metade, mas mesmo assim, não está sendo uma das melhores leituras que já fiz.

Sexta-feira - dia 02/08

Allison: Apesar de estar amando ''Morte Súbita'' hoje foi um dia bastante corrido, mal tive tempo de ler (visto que passei maior parte do dia na faculdade ou dentro de ônibus - locais que eu não consigo ler) mas digamos que avancei umas 30 folhinhas! Tenho que correr agora!!! 

Samuka: Hoje li as 100 páginas finais do ''Mundo de Sofia'', que apesar da perceptivel melhora a partir da metade, não é um livro que eu releria. Li também o livro inteiro ''The Cuckoo's Calling'' (em breve resenha), que já não estava na minha meta, mas como tive tempo, decidi começar. Balanço de 488 paginas

Sábado/Domingo - dias 03 e 04/08

Allison: Ainda estou avançando na leitura de Morte Súbita, mas adorei ter participado da Maratona e ver que muitas pessoas se empolgaram nas leituras, é assim que construiremos um país de leitores! 

Samuka: Li 200 páginas de A Dança dos Dragões. Excepcional, como sempre. | Li 150 páginas d'A Dança dos Dragões hoje. Balanço final da maratona: 1535 (150 da dança dos dragões + 288 da culpa é das estrelas +23 de contos do machado de assis + 388 de The cuckoo's calling + 551 do mundo de sofia + 135 de memorias de um sargento de milicias).


FIM.

sábado, 27 de julho de 2013

Minha meta para a Maratona Literária - Samuka

Antes de tudo, se você não sabe do que se trata a Maratona Literária, confira o post que está hospedado lá no Psychobooks e depois de entender, volte para conferir minha meta!

Decidi seguir a linha do Allison Feitosa (editor-chefe do blog) e escolhi apenas três livros por causa da correria do colégio, e um de cada tamanho gradativamente (começar com um curto, depois um médio e, por ultimo, um relativamente grande).


Lezzzz go!


Começando com o livro mais curto então que, além de ser um clássico da literatura nacional, pré-realista, o livro é cobrado esse bimestre no meu colégio como livro paradidático.



Livro:
Memória de Um Sargento de Milicias
Autor: Manuel Antônio de Almeida
Sinopse: Na história de Leonardo - que gosta muito mais de se divertir do que de trabalhar - o autor faz uma irresistível e bem-humorada crônica sobre o cotidiano das classes baixas do Rio de Janeiro na época de dom João VI.
Páginas: 135


Agora o livro médio, que vem fazendo bastante sucesso com os jovens ultimamente. Infelizmente, por enquanto, só tenho ele em formato digital, mas vou tentar conseguir a versão física para lê-lo.


Livro: A Culpa é das Estrelas
Autor: Josh Green
Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.
Páginas:
288


Por fim, finalmente, o livro grande, que minha irmã comprou semana passada mas vou tentar finalizar antes dela, parece muito bom.


Livro: O Mundo de Sofia
Autor: Jostein Gaarder
Sinopse: Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da menina Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades.
Páginas:
551

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Semana do Livro Nacional em Fortaleza - Ce (24/07/2013)


E quarta feira teve então o evento ''Semana do Livro Nacional'' em Fortaleza - Ce, que apesar do que o nome sugere, foi apenas de um dia, com a presença de vários autores - novatos e veteranos - e do professor da UFC Cid Ottoni Bylaardt (Doutor em Literatura) que deu uma palestra sobre a importância da literatura, alienação da literatura nas salas de aula e dissertando sobre alguns poemas. Mas antes dele, tivemos a autora Cristina Aguiar que falou um pouco sobre o evento: 


Cid Ottoni: 


Depois da belas palavras do professor, tivemos então a mesa redonda com vários autores regionais que falaram de tudo um pouco: processo de escrita, inspiração e produção, publicação, propaganda e divulgação, escolha de editoras, e falaram também um pouco sobre suas obras: 



Foram eles: 

Luis Boto com seu livro ''Terra sem Lei'':

Foto -Luis Boto Terra sem lei

Kelly Cortez com o seu ''O Farol do Porto da Paz'' (resenha aqui): 

 O Farol do Porto da Paz 

Cristina Aguiar com o seu ''A Profecia de Hedhen'':

 A Profecia de Hedhen

Kamile Girão com o seu ''Outubro'' (resenha aqui):

 Outubro
Confira também da autora: ''Yume''.

Mateus Lins com o seu ''O Reino de Mira'':

 O Reino de Mira

Francilângela Clarindo com o seu ''Vicissitudes'':

 

Romário Silva com o seu ''Sob o Manto da Morte'': 

 

E Pablo Vargas, que ainda não publicou seu livro mas que prometeu que será logo logo! 


Depois do bate-papo com os autores, tivemos o Coffee Break seguido pelo lançamento de ''O Farol do Porto da Paz'' da autora Kelly Cortez. 


O evento contou também com a presença do autor Lucas Moraga que estará lançando seu livro ''Hospedeira das Cinzas'' em breve!
Foi isso! Foi tudo muito bom, até o próximo! 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Lançamentos da Semana! #3 (22/07/2013 - 27/07/2013)

- Editora Novo Conceito:


De Volta Para Casa - Karen White (24/07/2013) - R$27,90
Sinopse:
Cassie Madison fugiu de Walton, Geórgia, para Nova York quando soube que sua irmã, Harriet, e seu amor, Joe, a tinham traído e iam se casar. Ao chegar em Manhattan, sua ideia era se reinventar, mergulhar de cabeça na carreira e até mesmo perder o sotaque provinciano. Tudo para apagar seu passado marcado pela traição e por uma família que não lhe tratara com o devido cuidado.
Mas, numa noite, um único telefonema de sua irmã trouxe de volta tudo o que ela pretendia esquecer. Com o pai muito doente, ela foi obrigada a fazer a viagem de volta e, enquanto arrumava as malas, seus maiores medos eram que o pai morresse sem que ela pudesse estar com ele e... encontrar a família feliz que Harriet e Joe tinham construído.
Já em Walton, Cassie percebeu que enfrentaria uma imensa batalha particular, porque, afinal, ela não conseguia deixar de amar seus sobrinhos — e nem deixar de se sentir em casa, naquela cidadezinha de sua infância.
Enquanto se dividia entre o rancor e a esperança, velhas e queridas lembranças e uma mágoa insustentável, o destino arrumaria uma forma de aproximá-la do que realmente importa: o verdadeiro amor.

Refém da Obsessão - Alma Katsu (24/07/2013) - R$23,90
Sinopse:
Havia uma parte em Lanny que queria ser punida. Um pedaço de seu coração que acreditava que ela merecia o horror de ser imortal, a tristeza de ver todos aqueles que amara partirem, enquanto ela só podia conviver com as perdas e as lembranças. Terríveis e solitárias lembranças. Este “dom”, oferecido pelo mais malvado dos homens, Adair, era, para ela, a resposta a uma pena que ela deveria cumprir.
Mas, apesar das culpas e do castigo que pensava merecer, ela ainda sonhava. E esperava ser redimida por ter dado a Jonathan — seu grande amor — o esquecimento que purifica todo ser de sua dor: a morte.
No entanto, bem no fundo de sua alma, ela suspeitava que, fosse o que fosse que a atraísse para Adair (e para sua maldade), fosse qual fosse o infeliz sentimento que os aproximara, este sentimento não fora totalmente exorcizado.
Não importava que ela tivesse chegado ao cúmulo de emparedar aquele homem mau e deixá-lo para apodrecer, não importava que o tempo tivesse passado, nem que, hoje, ela pudesse contar com o apoio e os braços fortes e acolhedores de Luke... Adair estava por perto, ela podia senti-lo, e seu poder era inexorável.

A Garota do Penhasco - Lucinda Riley (24/07/2013) - R$27,90
Sinopse:
A Garota do Penhasco é um romance que enreda o leitor através de vários fios: a história de Grania Ryan e sua querida Aurora Devonshire, a garota do penhasco, nos fala sobre mudança de vida. A história das famílias Ryan e Lisle é um lindo conto sobre um século de mal-entendidos e rancor entre inimigos que se acreditam enganados por falcatruas financeiras. O caso de amor entre Grania Ryan e Lawrence Lisle comove por sua delicadeza e força vertiginosa que culmina em imensa tristeza. Mas, sobretudo, A Garota do Penhasco é um livro que mostra como é possível encontrar uma finalidade, um propósito, quando todas as esperanças parecem perdidas. “De ritmo tenso e original, este é um romance envolvente sobre recuperação, resgate, novas oportunidades e amor perdido.”




- Editora Verus:

Perdida - Carina Rissi (26/07/2013) - R$27,90
Sinopse:
Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa - ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo - e lindo - Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...


Ruínas do Tempo - Jess Walter (26/07/2013) - R$27,90
Sinopse:
A história começa em 1962. Em uma zona rochosa da ensolarada costa italiana, um jovem hoteleiro encara as águas incandescentes do mar Ligurian e espia uma aparição: uma mulher alta e delgada, uma visão em branco, aproximando-se dele em um barco. Ela é uma atriz, logo descobre, uma atriz americana, e está morrendo. E a história começa novamente hoje, a meio mundo de distância, quando um italiano idoso aparece em um velho lote em busca de um estúdio de cinema para a misteriosa mulher que viu pela última vez em seu hotel décadas antes.O que se desenrola é uma história deslumbrante, e profundamente humana, uma montanha russa abrangendo cinquenta anos e várias vidas. Desde o set de Cleopatra ao Festival Edinburgh Fringe, Walter nos apresenta vidas emaranhadas de uma dúzia de personagens inesquecíveis.



A partir de semana que vem postarei os livros não mais por datas, mas sim por editoras, seus lançamentos no mês, cada postagem com editoras diferentes.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Minha meta para a Maratona Literária - Allison

Antes de tudo, se você não sabe do que se trata a Maratona Literária, confira o post que está hospedado lá no Psychobooks e depois de entender, volte para conferir minha meta!

E vamos lá, escolhi três livros (poderia ter escolhido mais, mas como é justamente na semana que começa minhas aulas na faculdade, resolvi pegar leve) e os livros são relativamente recentes na estante, mas que eu tenho adiado a leitura apesar de estar muito ansioso.


Primeiro, escolhi um livro pequenininho, que mescla contos e crônicas (algo para ler entre as leituras) da autora parceira do blog: Vanessa Bencz: Relato do Sol


Informações do livro: 

Nº de páginas: 70
Sinopse: Este Relato do Sol faz um arco entre a crônica e o conto sem pertencer a nenhum desses gêneros. Confessional como a crônica e surpreendente feito o conto, o relato de Vanessa Bencz é literatura da melhor qualidade. Um livro de apertar no peito, como um objeto amado e reter no coração seu conteúdo secreto. Simples, direto e verdadeiro, toca-nos com sutiliza e diz com intimidade a poesia que já não víamos. A menina é cúmplice da autora e ambas nos levam pela mão. Há nesse livro uma inocência que não se perdeu. Ao percorrer seus caminhos, reencontramos a vida que o tempo levou para longe. Quando foi exatamente que tudo aconteceu? Num dado momento, deixamos para trás a infância, até com certa displicência, como se fosse possível retomá-la logo adiante. Quando se vê, ficou trade demais e nem todo o desespero do mundo é capaz de reavê-la.

O próximo livro é do meu mais novo autor favorito: Carlos Ruiz Zafón, escolhi o Marina por parecer ser rápido de ler (apesar de ter conhecido a escrita densa do autor em ''A Sombra do Vento''). 


Informações do livro:

Nº de páginas: 189
Sinopse: Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora. Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Oscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos. Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Oscar e Marina, que vão correr em busca da verdade - antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro. 

E por último (mas não menos importante) aproveitando a febre J.K. Rowling que surgiu após a descoberta do mais novo livro da autora publicado sob um pseudônimo, escolhi Morte Súbita que já ouvi falar ser um livro denso, mas já que se trata de um desafio, vamos ver no que dá! 

(livro que eu ganhei da Thalita no amigo secreto de 2012, <3)  

Informações do livro: 

Nº de páginas: 501 :O
Sinopse: Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista.
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora com mais de 450 milhões de exemplares vendidos.

Foi isso, espero conseguir. Vou ficar atualizando vocês sobre como anda minha meta.

Abraços e participe também!