sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia 8 de Março: Dia Internacional do gênero mais complexo e determinado do Universo!



As mulheres vem ganhando papéis bastante importantes na sociedade, coisa que não aconteceu do dia para a noite e nem de maneira fácil. Antigamente a mulher não tinha direito de alfabetização e por consequência não tinham acesso a leitura e a escrita e olhem hoje: o maior público leitor é feminino e vemos escritoras brilhantes, famosas e respeitadas em todo lugar.

De acordo com a bíblia cristão, a mulher (Eva) surgiu a partir da costela do homem (Adão) para simbolizar que estará sempre ao lado do homem, tal como as costelas. Mas simbolicamente falando, elas poderiam ter surgido de quaisquer outras partes, visto que existem mulheres hoje que substituem homens de maneiras naturalmente normais. Mulheres que são mães e pais, mulheres que carregam fardos pesados nas costas (literalmente falando), mulheres que governam nações (essa talvez seja a maior conquista, visto que em épocas passadas as mulheres não tinham direito nem do voto).

O dia internacional da mulher teve como origem nas mulheres que vinham lutando por seus direitos e atropelando mentes conservadoras que enxergavam a mulher apenas como um objeto sexual e de procriação.

Hoje em dia, existem sim muitas Cleópatras: que são mulheres estrategistas e que falam diversos idiomas. Ou mulheres como Carlota Joaquina, que são punidas por não serem cegas quanto as injustiças da nação. Como Anita Garibalde que é considerada como uma das mulheres mais fortes e corajosas da história. Ou Mata Hari que não deixou o conservadorismo impedir que ela aprofundasse nos romances ou no cinema. As que trabalham em rádio, teatro, cinema e televisão e que em tempos não muitos distantes tiveram como inspiração Carmen Miranda. María Eva Duarte de Perón, ou Evita, que foi atriz e líder política argentina. A eterna Princesa Diana, que na vida lutou pelo combate à AIDS e na campanha internacional contra as minas terrestres. E mulheres que estão vivas não só na memória como Maria da Penha Maia Fernandes que luta hoje no Brasil e no mundo pela punição de agressores que suas vítimas são mulheres. E Dilma Rousseff, nossa presidenta que enxerga muito além e expandirá os direitos femininos no Brasil. Poderia ficar citando diversas mulheres que fizeram e fazem diferença no mundo, mas minha missão é conscientizar e parabenizar, e não expor dados.

Parabéns a você que é leitora, mãe, amiga, pai, filha, esposa, empresária, médica, advogada, escritora, dona de casa... mulher! Vocês merecem sim, esse dia! Feliz dia da mulher! E parabéns por provarem que nunca foram do sexo frágil!!!

Um comentário: