segunda-feira, 4 de março de 2013

Rabiscos e Fragmentos entrevista Tainá Ruiz de Souza!

Antes de tudo, conheça a autora:  


Tainá Ruiz de Souza nasceu em São Paulo, Capital, em 7 de Julho de 1995.
Com apenas dois anos, mudou-se com a família para Jaguariúna, uma pequena cidade no interior do estado onde reside atualmente.
Aos seis anos aprendeu a ler e logo também a escrever. Já participou da coletânea Vidas Passadas, com o conto Sonhos. Além da trilogia Cidade Fantasma, tem mais dois projetos em andamento.


Sinopse dos livros:

 

Sinopse: Ian poderia muito bem ser um garoto normal. Mas ele não é. O que o difere dos demais é o dom de se comunicar com os mortos. Isso nunca o afetou diretamente... Até conhecer os irmãos Will e Elizabeth. Antes que possa evitar, Ian se encontra envolvido em um grande mistério e ele precisa resolvê-lo antes que isso lhe custe a vida.
Entrevista:

1) Quais as dificuldades de escrever um livro para o público jovem?

A maior dificuldade em escrever para esse público é a escrita. Cidade Fantasma possui um enredo intenso e reflexivo, que pode se tornar entediante ou muito adulto para um adolescente dependendo da linguagem que uso. Então um dos maiores desafios é manter a escrita leve e fácil, sem perder a essência da história.

2) Sua família sempre te apoiou/te apoia com sua escolha profissional? 

Sim. Felizmente sempre tive o apoio de minha família. Eles sempre me acompanharam e incentivaram nessa jornada.

3) O que é mais difícil hoje, no Brasil, para a profissão de escritor? 
Honestamente, muitas coisas são complicadas para o escritor. Mas acho que as principais são: o desinteresse dos leitores pelos livros nacionais, a rivalidade entre autores e fraca divulgação.

4) Pretende continuar publicando, tem outras metas que deseja alcançar?

Desejo publicar e trabalhar no mercado editorial futuramente.

5) Qual seu gênero preferido para ler? 

Não acho que eu tenha um gênero preferido. Se observar os títulos na minha estante, irá perceber que raramente os livros se assemelham. Acho que o importante é gostar do enredo. Se a história me cativa, não importa o gênero, vou ler e provavelmente gostar.

6) Quais foram suas inspirações literárias para começar a escrever?

Rick Riordan (Percy Jackson e os Olimpianos) foi minha maior inspiração para Cidade Fantasma. Nos outros dois projetos que estou desenvolvendo, Suzanne Collins (Jogos Vorazes) e Nicholas Sparks (Diário de uma Paixão) foram minhas inspirações.

7) Quais autores atuais mais admira? 

Admiro muito os autores citados acima e também J.K Rowling (Harry Potter).

8) Qual livro já lançado, você gostaria de ter sido autor(a)? 

Eu gostaria de ter sido autora de As Crônicas de Gelo e Fogo.

9) Participa de algum projeto de incentivo a leitura? Alguma ideia que poderia mudar a situação dos brasileiros, onde poucos leem?

Atualmente não participo de nenhum projeto. O incentivo poderia mudar a situação. Se ensinássemos as crianças desde já que ler é essencial para o crescimento intelectual (além de ser prazeroso e divertido), elas se tornariam jovens e adultos que apreciam os livros e que passariam o hábito a seus filhos.

10) Qual mensagem você passa ou gostaria de passar através das suas obras?

Nos projetos em que trabalho atualmente, eu mantenho em mente duas mensagens que são essenciais na trama e que podem vir a ser também na vida de alguém: a fragilidade da vida; e como nossos atos podem mudar a vida de alguém e principalmente, a sua. 

Agradeço muito a Tainá pela disposição em ceder a entrevista, muito obrigado!

Um comentário: