quinta-feira, 14 de março de 2013

Resenha: Pacto Secreto - Eliane Quintella


Sinopse: Três regras haviam sido reveladas à Valentina. Mas, ela não sabia se existiriam outras regras que teriam sido ocultadas. Tinha certo em seu coração que precisava ter seu pedido atendido. Era o que havia de mais importante. Precisava decidir se assinaria ou não o pacto. É a pergunta que não se cala. Será que Valentina deveria assinar o pacto sem ter certeza do que estava em jogo? O que realmente assumiria se assinasse? E você, assinaria o pacto? Em troca, teria o que pedisse. Poderia ser qualquer coisa...

Valentina (ou Tina, como é carinhosamente chamada) é uma mulher de pulso firme, que não mede esforços para conquistar seus objetivos, mas carrega a culpa de um acidente que aconteceu com sua irmã gêmea, Sara. Cansada de ver sua irmã inválida em uma cama e em um estado deplorável, Valentina procura ajuda em todos os lugares, chegando a pedir inclusive a forças ocultas.

Sara sempre foi simpática e amável com todos, enquanto Valentina sempre foi a aventureira que não tinha medo de nada e assim estava mais propensa a acidentes, mas porque teria que ter acontecido justamente com sua irmã?

''Desliguei o telefone e rodei pela cidade. Pensava pesarosa no destino de Sara, sentindo uma forte dor no peito e uma tristeza profunda que vinha da minha alma. A Sara não merecia nada disso, era realmente terrível a injustiça que havia caído sobre ela. Eu sabia que essa realidade dantesca teria a mim como destinatária, e isso só me fazia sofrer e sofrer [...]. Eles foram mexer justo com minha irmã gêmea, ninguém era mais próximo, ninguém era mais querido. Eu sabia ser impiedosa com quem passasse em meu caminho.'' Pág. 256

Inconformada com essa injustiça, qualquer maneira de sua irmã voltar a ser a jovem alegre e amável era considerável, inclusive um pacto com Satan. A vida de Tina muda radicalmente quando um enviado charmoso entra em sua vida e faz uma proposta que parecia irrecusável, mas a fonte da ajuda causava dúvidas em Valentina.

''Dei minhas mãos a ele. Ele colocou suas mãos quentes embaixo das minhas, e percebi que entrava em transe. Meus olhos enxergavam as imagens de desespero, um perfeito filme sobre minha vida. Até me assustei com o rosto transtornado que eu tinha nos primeiros dias após o acidente. Eu parecia uma pessoa louca. Eu me vi ajoelhada em pranto rezando a Deus. Pude ouvir todos os meus gritos desesperados por ajuda, por dias a fio. Todos sem resposta. Até o último chamado absolutamente transtornado, no qual eu incluía no meu pedido de ajuda, qualquer ajuda, inclusive o diabo, pedido este que aconteceu não muito tempo atrás.'' Pág. 14 

No decorrer do livro narrado por Tina, vemos o quão ela se sente culpada pelo acidente de sua irmã e descobrimos o porque dessa culpa. Tendo ao redor pessoas amáveis e amigas ela entra em dúvida se a proposta irrecusável não iria lhe carregar ao sombrio e Valentina descobre que ela é tão importante nessa história quanto o pedido da cura de sua irmã também é.

Cheio de traições, mentiras, dúvidas, descobertas e amor familiar, Eliane escreveu Pacto Secreto de forma tão fluente que as páginas passam sem serem notadas e queremos cada vez mais matar nossa dúvida sobre a decisão de Valentina. Mergulhei em um universo totalmente novo, pois nunca tinha lido nada sobre pacto com o diabo (ou não seria esse o nome?). Vemos o quão a personagem é tendada para ter uma vida melhor. É realmente um livro cheio de reviravoltas e segredos revelados em que encontramos o mal onde menos esperamos. Pacto Secreto nos faz questionar o que realmente nós cremos e/ou o que é somente alienação de uma nação cristã. Torcemos toda hora para Tina conseguir driblar todas as armações que estão apontadas para ela e é difícil escolher de qual gêmea gostar mais. É óbvio que recomendo demais o livro e terá sim uma continuação ainda não lançada, você pode conferir uma parte do segundo livro no site da autora, clicando aqui. Mal vejo a hora de ler o segundo e descobrir o que acontece com Tina e Sara. Imperdível! 5 estrelas


4 comentários:

  1. Querido Allison,
    Sei que sou suspeita para comentar uma resenha do meu livro... Mas a verdade é que quando leio uma resenha como a sua eu fico assim doida para comentar e (quer saber??) comento mesmo, pois você merece e merece muito. Allison, meu querido, você leu o livro exatamente da forma que eu escrevi para ser lido e isso não é apenas muito gratificante para mim, como também mostra que sua interpretação do livro foi perfeita. Também sua resenha está muitíssimo bem escrita. Olha você escreve muito bem! MESMO! Já pensou em escrever um livro!? Bom, querido, você tem a veia da escrita pulsando forte. Obrigada pela parceria maravilhosa. Sempre fico feliz quando acerto uma! E você me deixou de boca aberta! beijo enorme.Eliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, a alegria maior é a minha depois de tantos elogios!
      Obrigado e fico feliz que você tenha achado a resenha boa... significa que está a altura do livro. Abraços.

      Excluir
  2. Nossa, agora fiquei até com medo da minha resenha..kkkkkkkk
    Cara você foi demais na sua resenha....Parabéns...

    Beijokas!

    ResponderExcluir