segunda-feira, 8 de abril de 2013

Resenha: Cisne - Eleonor Hertzog


Sinopse: Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!
 Divertido. Engraçado. Científico. Familiar. Tecnológico. 

Cisne nos apresenta um mundo novo. Um mundo onde as pessoas se importam com a natureza e onde vemos situações para lá de inusitadas e divertidas de relacionamento familiar. Doris e Henry Melbourne são cientistas com a fama muito boa, por terem se formados na Escola Avançada Champ-Bleux e ver seus filhos serem aprovados lá seriam uma honra. Seguir os passos dos pais é o que almejam os filhos certo? Quando os filhos fazem a prova para a seleção é impossível não ficar ansioso junto com eles. Será que alguém vai entrar? Se sim, quem vai entrar? E o resultado é bastante surpreendente. 

''- Cisne de água doce é um nome esquisito para um veleiro oceânico.
- Ah, é que, quando o vento enfuna as velas, quando estão todas erguidas, e todas refletindo o Sol, parece que o barco é um enorme, lindo, fantástico, maravilhoso cisne de prata! riu Anita, toda feliz.'' Pág. 31
 O livro passa grande parte em um barco, ou ''O barco'' da família Melbourne. Vemos as trapalhadas diárias que os irmãos preparam uns com os outros e vemos que apesar de parecidos fisicamente, todos eles possuem personalidades diferentes e marcantes. Vamos conhecê-los: 

Ted e Teo de dezesseis anos loiros e altos. A primeira dupla de gêmeos. Depois vem outra dupla de gêmeos idênticos: Tim e Tom. Tom é calma, mais calado... enquanto Tim é explosivo, barulhento e falante. Depois deles vem a Pam de quatorze anos que é um amor. Depois tem a Peggy (minha personagem favorita) que foi adotada pela família. Ela é muito simpática e prova que é inteligente como qualquer outro, além de ter habilidades bastante poderosas. Depois tem Lis e Bobby que são os caçulas. É impossível você não gostar de alguém porque os personagens são cativantes.

O livro é rico em informações e no começo achei que fosse ficar perdido pela quantidade a que nos é exposta, mas Eleonor soube intercalar e fazer a leitura fluir. Temos também um apelo a preservação do ambiente disfarçadamente mas não é de se entranhar se tratando de uma história com cientistas. É impossível as imagens não ficarem vivas na sua cabeça pois a descrição fazem você ir além da imaginação e quando estava na metade do livro já tinha criado um filme na minha cabeça. 

Não existem protagonistas únicos, pois é um livro onde uma família é protagonista. São muitas páginas (sim, meio que me assustei no começo: 832). Mas é um livro fácil de ler e nada cansativo. É engraçado, descontraído... Vemos no decorrer da narrativa que personagens secundários usam e abusam de ''trapaças do bem''. O começo do livro é um pouco introdutório, então não estranhem. É uma ótima leitura. Quanto a capa: Amei. As cores, as ilustrações (super coerentes ao enredo do livro), o tom de azul, ficou tudo muito bonito! Recomendo. 4 estrelas. Obrigado Eleonor por ter me apresentado a um mundo tão simples e mágico a bordo do Cisne. Amei o kit e espero que nossa parceria só fortaleça! 

Confira o book trailer:


2 comentários:

  1. Olá Allison,
    Adorei a resenha e estou super curiosa com esse livro ! Não vejo a hora de conferir : )
    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Allison!
    Muito obrigada pela linda resenha. Que bom que gostou!
    Bjs,
    Eleonor
    www.eleonorhertzog.com.br

    ResponderExcluir