segunda-feira, 15 de abril de 2013

Resenha: A Seleção - Kiera Cass



Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Clássico. Apaixonante. Engraçado. Sincero. Puro.

Confesso que demorei muito para ler esse livro pela minha mania de julgar pela capa. Sim, acho a capa linda, mas confesso que achei que se tratasse de algo fútil (coisa que eu fujo no quesito livros, eis meu pé atrás para ''chick lit''). Mas devido ao surto de pessoas lendo (e comentando positivamente sobre ''A Seleção'') eu resolvi dar uma chance ao livro e me apaixonei.

O livro se passa no futuro onde hoje é os EUA, algo pós guerra, onde a monarquia volta como sistema de governo. Acontece em Illéa (cidade que surgiu das ruínas estadunidenses) uma seleção para escolher a princesa e sucessora da rainha quando o filho do rei atinge uma idade x.

Essa seleção consiste em selecionar 35 garotas de todo o reino não importando a casta de onde vem. As castas são numeradas de 1 a 8 e quanto maior sua casta, pior é sua situação financeira. America que é nossa protagonista é da casta 5 - a casta dos artistas - e como a seleção é opcional, não está nem um pouco interessada em se inscrever, afinal a pessoa que ela ama não é o príncipe. É Aspen, um rapaz pertencente da casta 6 e financeiramente nada aceitável pela família de America. Aspen é realista e mostra a America como eles não seriam felizes vivendo na miséria e convence America a se inscrever na seleção e motivada por sua mãe, é isso que a garota faz. Modesta e nada vaidosa, America acha que não teria a mínima chance de ser escolhida... está enganada! Ela é classificada entre as 35 garotas que irão ao castelo tentar convencer o príncipe que deve ser a princesa eleita, futura rainha.

''Eu sabia que minha mãe sentia um grande peso nas costas. E sabia que foi por isso que ela passou a tentar me manipular sempre que podia. Já brigávamos bastante sem essa tensão extra, mas, à medida que o outono vazio se aproximava, ela ficava cada vez mais nervosa. E eu sabia que minha mãe me achava despeitada por não querer nem preencher um formulariozinho besta.'' Pág. 11. 

America fica surpresa ao ver o resultado e ao Aspen ver que sua amada teria uma chance de ser feliz na vida, resolve terminar o namoro, fazendo com que America vá para o castelo ser avaliada junta com outras 34 garotas pelo príncipe. Acontece que um abono (espécie de recompensa) é paga as famílias das participantes e isso seria uma coisa muito boa para a família de America que apesar de não viverem na miséria, economiza ao máximo para terem comida na mesa todos os dias.

America então vai ao castelo e julga antes de conhecer (olha eu ai, rs), achando que tudo não passa de uma futilidade e que casamentos arranjados não é uma coisa nada verdadeira. Ela começa a conhecer Maxon (o príncipe) como ele realmente é e não como a mídia o pinta. Ela percebe que ele não se sente muito confortável em escolher sua futura parceira numa competição e encontra em America uma amizade verdadeira, sendo que o sentimento que Maxon rega por America não é tão recíproco assim e ela deixa claro desde o primeiro dia que encontra o príncipe que seu coração não se encontra dentro da bela jaula (como America chama o castelo).

'' - Sim, eu acho - minha voz saiu calma. Rapidamente acrescentei: - Majestade.
Ele riu.
- Eu mesmo já pensei nisso mais de uma vez. Mas você deve admitir que é uma jaula muito bonita.
- Para você. Encha sua jaula com mulheres brigando pela mesma coisa e veja que legal é.
Ele levantou as sobrancelhas.
- Mas já ocorreram discussões por minha causa? Será que não percebem que sou eu que faço a escolha? - ele disse, rindo.
Na verdade, não é bem assim. Elas brigam por duas coisas. Algumas por você, outras pela coroa. E todas pensam já saber o que falar e dizer para que sua escolha seja óbvia.
- Ah, sim. O homem ou a coroa. Receio que algumas não saibam ver a diferença - afirmou, balançando a cabeça.
- Boa sorte com isso - comentei, seca.'' Pág. 129.

É um romance muito bem construído! Tem partes dramáticas, partes engraçadas, partes amorosas e a autora consegue conciliar a distopia de maneira bastante natural. Acontecem vários ataques de rebeldes para com a família real e consequentemente isso atinge as garotas. Outra coisa que realmente é muito difícil de elaborar que a autora fez isso magistralmente, é a descrição e o confronto que ocorre entre as candidatas. É muito difícil caracterizar 34 garotas em um livro relativamente curto, mas Kiera consegue nos fazer conhecer as principais de maneira muito fluente e não nos faz ficar perdido diante de tantas personalidades. Mal posso esperar pela continuação (da trilogia)... 5 estrelas e favoritado no skoob. Mais do que recomendado, certo?


Adicione a sua estante: Skoob

2 comentários:

  1. Comecei a ler esse livro ontem, no início já fiquei bem empolgada e lendo sua resenha me animei ainda mais!

    Beijos,
    Carol
    http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou na metade do livro e to curtindo bastante a leitura. É juvenil, mas não é bobinho, sabe. Achei legal :))))

    Beijo!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir