quinta-feira, 21 de março de 2013

Resenha: A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin


Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

Numa terra onde rivalidades são tão constantes quanto o cair da neve, onde existe famílias justas demais e famílias que de tão egoístas não lhe resta nenhum sentimento em seus corações de pedra. 

Com situações ricas de elementos, Martin nos apresenta personagens complexos, que nos envolvem e nos faz odiar as injustiças que são tão marcantes no conflito de conquista do trono das terras. 

Com um capítulo melhor que o outro, não consegui deixar esse livro de lado. O livro é recheado de famílias. Conhecemos os Stark que são leais e tem a honra acima de tudo. Conhecemos os Lannister, que não medem esforços para alcançar seus objetivos, mesmo que para isso, tenham que derrubar algumas pessoas no caminho. Os Baratheon que apesar de bons guerreiros, perdem em estratégia. Temos os descendentes de dragões, os Targaryen, que mesmo depois de perder tudo, continuam sendo ameaças e construindo alianças poderosas.

Com histórias de honra... 

''- Jon, alguma vez perguntou a si mesmo por que é que os homens da Patrulha da Noite não têm esposas nem geram filhos? - perguntou Meistre Aemon. Jon encolheu os ombros. - Não - espalhou mais um pouco de carne. Tinha os dedos da mão esquerda escorregadios com o sangue, e a direita latejava por causa do peso do balde.- Para que não amem - respondeu o velho -, pois o amor é o veneno da honra, a morte do dever. Aquilo não lhe soava correto, mas nada disse. O meistre tinha cem anos e era um grande oficial da Patrulha da Noite; não lhe competia contradizê-lo.'' Pág. 467. 

...de terror... 

''Naquela escuridão, os Outros atacaram, costumava dizer com a voz cada vez mais baixa. Eram frios e estavam mortos, e odiavam o ferro, e o fogo, e o toque do sol, e todas as criaturas vivas que possuíssem sangue quente nas veias. Os castelos, as cidades e os reinos dos homens caíram perante eles à medida que iam se deslocando para o sul sobre pálidos cavalos mortos, à frente de hostes de cadáveres. Alimentavam os criados mortos com carne de crianças humanas...'' Pág. 396. 

...e de amor. 

''- Ele me disse que a Lua era um ovo, Khaleesi - respondeu a jovem lysena. - Antes havia duas luas no céu, mas uma delas se aproximou demais do Sol  e rachou com o calor. Mil milhares de dragões jorraram de dentro dela e beberam o fogo do Sol. É por isso que os dragões exalam chamas. Um dia essa Lua também beijará o Sol, e então rachará e os dragões regressarão.'' Pág 170.  

A narrativa é em terceira pessoa, o que facilita entendermos a visão geral, cada capítulo tem um personagem em destaque, são eles: Eddard Stark, Catelyn Stark, Sansa Stark, Arya Stark, Bran Stark, Jon Snow (filho bastardo de Eddard), Tyrion Lannister e Daenerys Targaryen. (Você percebeu que os capítulos parecem ter uma inclinação aos Stark, mas isso não impossibilita o autor englobar personagens mais distintos, porque acredite: são muitos!).

Personagens complexos, mas cada um com sua essência, bastante interessantes de maneira individual, o autor nos faz acreditar de maneira única em todas as personagens. 

Se você é fã de histórias medievais com reis e rainhas, lordes, vassalos e guerreiros, corra e vá ler esse livro. Se não for, não importa... corra e vá ler também! Por mais que eu passe horas falando sobre o livro, não vou conseguir falar o quanto ele representa e o quanto ele mexeu comigo. 

O livro ganhou uma adaptação de série de TV pela HBO e cada livro representa uma temporada (até agora foram lançados 5 livros e 2 temporadas). A 3ª temporada começará a ser exibida em março desse ano, pretendo ler o 2º e o 3º antes disso! Não perca tempo! Leia antes do inverno chegar.

Um comentário:

  1. Comecei a ler essa serie por causa da serie da tv. Amei! Nem me atrevi a fazer a resenha dos livros pois é muito complicado. Parabéns pela coragem hehehehe

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir