quarta-feira, 20 de março de 2013

Vamos falar de religião?

É brincadeira! Remete um pouco religião mas o tema é literatura! O ''novo Papa'' recomenda a leitura de Tolkien (ou J.R.R.Tolkien autor das obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion).

Segundo o blog italiano Inoltre, do escritor Saverio Simonelli, o Papa Francisco (ou Jorge Mario Bergoglio) que é o atual Papa da igreja católica ocupando a posição de 266º na história do papado, já lera as obras de Tolkien e as recomenda ao amantes da leitura!


Além de Tolkien, sabe-se que Francisco lê Dostoievski e Borges e inclusive, usa passagens das obras dos autores em sermões comuns a cerimônias católicas. Destaca-se uma homilia realizada em uma missa de páscoa do ano de 2008:

“Na literatura contemporânea Tolkien retrata em Bilbo e Frodo a imagem do homem que é chamado a caminhar e seus heróis conhecer e aplicar, apenas andando, o drama da escolha “entre o bem e o mal”. Mas é uma luta, acrescenta ele, em que não falta a dimensão do “conforto e da esperança” . “O homem no caminho – explica – tem dentro de si a dimensão da esperança: aprofunda-se na esperança. Em toda a mitologia e nessa história ressoa o eco do fato de que o homem é um ser ainda cansado, mas é chamado ao caminho, e se não entrar nesta dimensão desaparece como pessoa e se corrompe”.

 Passagens que remetem a fé e a esperança na vida das pessoas....

... falando nisso...

No período que chocou a Igreja Católica, onde ocorreu a renúncia do então Papa Bento XVI, algumas curiosidades foram reveladas sobre Joseph Aloisius Ratzinger. Uma delas seria que o Papa Emérito (título adotado pelo papa quando este decide abdicar) possui uma biblioteca pessoal com nada mais, nada menos que 20 mil títulos! (!!!!)



15 curiosidades foram listadas pelo site ''Megacurioso'' que são elas:

1 – Ele tem seis endereços de email. Todos eles começam com o nome “Bento”

2 – Ele é o primeiro Papa a ter um iPad

3 – Ele é também foi o primeiro Papa a ter conta em redes sociais. Ele inaugurou seu espaço no Twitter no ano passado, juntamente com diversas versões para diferentes idiomas, incluindo o português.

4 – Ele passou sua adolescência em Traunstein, Alemanha, quando foi chamado aos 16 anos para o serviço de combate a aeronaves no fim da Segunda Guerra Mundial.

5 – Boatos dizem que ele é apaixonado pelo refrigerante Fanta (o sabor ficou popular na Alemanha nazista devido à dificuldade de importação da Coca-Cola na Segunda Guerra Mundial). Além disso, seu suco preferido é também de sabor laranja. Seu prato favorito é uma receita tradicional da Baviera e leva ravióli feito de batata com tiras de panqueca

6 – Em 1969, ele foi vice-presidente da Universidade de Regensburg, local em que lecionava sobre teologia dogmática.

7 – Ele adora música e ainda cultiva o hábito de tocar piano todos os dias.

8 – Seus compositores favoritos são Mozart e Beethoven

9 – Ele anda pelos jardins do Vaticano todos os dias exatamente as 4h da tarde

10 – O Papa também é nerd! Com mais de 20 mil livros em sua biblioteca pessoal, Bento XVI também fala mais 10 idiomas, incluindo o Latim

11 – Ele é apaixonado por gatos. Ele sempre alimentava gatos de rua que ficavam em torno de seu edifício em Roma, mas uma de suas tristezas é que não são permitidos animais no Palácio Apostólico, a residência papal

12 – Esse amor por gatos faz com que uma das lembranças mais vendidas atualmente aos turistas em Roma seja um divertido chapéu de cardeal para gatos. O preço médio é de US$ 15 (cerca de R$ 30)

13 – Ele é bastante discreto e bastante conhecido por gastar mais tempo em casa, além de evitar ao máximo eventos externos

14 – Pouco antes de se tornar Papa, Bento XVI morava em um apartamento de propriedade do Vaticano. Ele saia para passear com frequência, parando em livrarias para comprar livros ou tomar cafés, como uma pessoa comum

15 – O Papa ainda tem guardados alguns bichinhos de pelúcia costurados por sua própria mãe quando ele era criança.

Ufa! Dá até para ter uma imagem do Papa como algo mais ''palpável'' e comum, não acham? Com uma biblioteca dessas em casa, eu é que nunca utilizaria o ''papa-móvel''!!!

2 comentários:

  1. Tantos livros mas sem coragem alguma para acabar com os padres pedófilos. Ele foi o responsável por receber todas as denúncias de pedofilia por 25 anos antes de se tornar papa. Depois de 8 anos de papado, não expulsou nenhum padre pedófilo. Para ele a mudar os padres pervertidos de paróquia era suficiente. Mas isso só expõe mais crianças aos milhares de padres problemáticos por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... mas reconhecer que existe pedofilia é reconhecer que a Igreja tem um sistema falho. E afirmar isso para uma ''nação cristã'' causaria, no mínimo o dobro da polêmica que eles já estão envolvidos.. é triste, mas é verdade.

      Excluir