segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Resenha: Os Recados - Gabriela Brandalise


Sinopse: Os irmãos Zac e Daniel Coleman juraram que jamais retornariam a Peoria, sua cidade natal, onde sofreram durante a infância e a adolescência com as tragédias de sua família, causadas pela mãe louca e violenta. Na vida nova em Nova York, como profissionais bem sucedidos, achavam que conseguiriam suprimir quem foram no passado. Mas a decisão de esquecer o que ficou para trás começa a perder força quando a irmã mais nova, Samantha, resolve visitá-los e traz junto com ela as vozes que os assombraram durante tantos anos. Ao mesmo tempo, frases colocadas na vitrine da loja em frente ao prédio onde eles moram parecem falar com Daniel e expor as verdades mais escondidas sobre ele. Por conta de uma doença na família, os dois então se vêem obrigados a voltar e a confrontar a dor que se esforçaram tanto para enterrar.

Somos apresentados primeiramente aos irmãos Zac e Daniel Coleman, que vivem em Nova York com seus empregos aparentemente perfeitos, com suas vidas aparentemente calmas e com suas consciências aparentemente limpas.

Zac é psicólogo, e fico imaginando como uma pessoa tão insegura consegue passar seguranças para outras pessoas. Apesar de Zac ser companheiro, dar bons conselhos, ser um grande irmão e amigo, ele precisa usar algumas de suas técnicas nele próprio.

Daniel é o ambientalista sonhador e vegetariano. Ao contrário do irmão, Daniel é seguro de si, pelo menos no que envolva sexo ou relacionamentos rápidos, não duráveis e descomplicados. No amor, hm... digamos que Daniel não tenha tanta sorte assim.

E claro, não podemos esquecer de Mary Helen: amiga dos dois que não perde a piada. Personagem importante para o futuro e a felicidade dos dois.

Tudo corria bem na vida dos dois ex-peorianos (Peoria, é o nome da cidade natal dos dois) até uma avalanche de coisas acontecerem: Zac sente-se confuso com seus sentimentos, e acaba descontando sua desilusão em seus pacientes, Daniel acaba de perder o emprego por ser pego fazendo sexo na casa do patrão em uma festa, e Samantha, a irmã furacão dos dois sai de Peoria para fazer uma visitinha totalmente inusitada a Nova York, trazendo lembranças que deveriam permanecer enterradas.

Os irmãos possuem um passado bem turbulento por conta de relacionamentos familiares e para servir como cereja do bolo de confusões, Rachel, a mãe Coleman adoece e os irmãos são obrigados a viajar à Peoria e enfrentar seus passados adormecidos. Levam a inseparável Mary Helen.

A partir daí vamos descobrindo as coisas sujas que pertencem ao passado de todos e enxergamos o lado humano das personagens. Personagens secundários que possuem um valor imenso na estória em uma cidade pequena que esconde segredos. A leitura flui quando a viagem acontece pois vamos desvendando segredos e descobrindo o por que de algumas pessoas serem o que são hoje.

É um livro sobre fé, arrebatamento, arrependimento, perdão, amizade, amor, conquistas, ideais, família. É realmente surpreendente, o que torna a leitura rápida. Muitas partes do livro nos fazem refletir e pensar em como enxergamos o mundo. Amizades e amores são postos a tona e a família que devia estar em primeiro lugar na vida é a que mais esconde segredos.

Recomendo demais a leitura de ''Os Recados'', fugiu totalmente do que eu achei que o livro fosse e isso foi uma surpresa bastante positiva. Como já disse, a leitura flui e você mal vê as páginas passarem. Se você gosta do estudo do comportamento humano, de segredos e de relacionamentos familiares, o livro da Gabriela Brandalise não pode lhe passar despercebido. 4 estrelas para mais um nacional incrível.

Adicione a sua estante: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário