quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Comentando sobre ''Carta a uma nação cristã'' - Sam Harris


Tive o prazer de ler recentemente um arsenal de verdades que a humanidade sempre teve medo de sequer tirar do pensamento, muito menos colocá-las no papel e transformá-las em um livro a ser publicado no mundo todo. Estou falando do livro ''Carta a uma nação cristã'' do autor Sam Harris (escritor, filósofo, e neurocientista americano) que só depois de lê-lo foi que descobri ser respostas as críticas que seu livro anterior ''O Fim da Fé'' recebeu. Fico imaginando o quão bom deve ser um livro que as respostas as críticas dele findou no ''Cartas''. 

Carta a uma nação cristã

É um livro cheio de ironias e tapas na cara. Coisas que sempre pensamos mas nunca paramos para refletir sobre. Usando passagem do livro dos livros dos cristãos (também conhecido como Bíblia Sagrada), o autor nos mostra passagens que não são ditadas em rituais (missas, cultos, estudos bíblicos) por ai. 

Podemos sim dizer que depois da leitura vemos que o preconceito, o racismo, a injustiça e outros lixos da sociedade tiveram e tem (sim, sem hipocrisia) raízes profundas nos dogmas cristãos. Comparada a outras religiões, vemos que o cristianismo é possuidor de um grande arsenal de erros e falhas que pessoas cegas julgam perfeitas, puras. 

O autor disserta desde assuntos como a escravidão... 


sexo... 


aborto...


a bíblia... 


e sobre o ateísmo: 


Claro que não acaba por ai, o autor nos apresenta um mundo de opiniões e te ajuda a escolher a sua, o que é importantíssimo. Sem uma (opinião formada) só seremos seres alienados condicionados a dizer sim, e acho que ninguém quer ser assim, certo? 

2 comentários:

  1. Corcordo com você, Allison. É importante que todos pensem sobre as origens, sobre o que se diz ser sagrado. Afinal, os líderes religiosos - proprietários de suas palavras e "fé"- disseminaram,muitas vezes, o mal, as guerras, a intolerância. Como sugestão te indico "O Evangelho segundo Jesus Cristo", de José Saramago - um dos maiores escritores portugueses. O texto é incrível e traz uma reflexão incomum, vale muito lê-lo. Abraço, te desejo sempre tudo de bom.
    Rosalva Girão

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir