segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Resenha: Memórias de uma jornalista distraída - Vanessa Bencz


Sinopse: Distraída era apenas um adjetivo que a jornalista Vanessa Bencz, 28 anos, incorporou da infância. Como profissional, no entanto, passa longe do que o define e se torna sinônimo de uma forma diferente de enxergar tudo a sua volta. Tal atenção para esmiuçar o cotidiano dá formas ao livro "Memórias de uma Jornalista Distraída". Os registros íntimos foram ampliados em 36 histórias, que narram, com nomes fictícios, experiências que ela não pôde reportar em matérias, como a sua percepção da vida ao se deparar com um entrevistado portador de uma doença degenerativa, e outras vivências que a tocaram profundamente.

Quando eu resolvi que iria cursar jornalismo, a primeira coisa que me veio à cabeça: ''Ok, se eu for ser repórter eu vou ver muito sangue?''.

Destaco isso pois é um dos temas de um dos primeiros contos dessa coletânea da querida Vanessa Bencz: enfrentar a dor do outro.

Sim, convenhamos que o jornalismo tem toda aquela parte sujinha de remexer na tragédia alheia a procura de um furo, mas é justamente a outra parte do Jornalismo que a Vanessa mostra através de suas experiências de vida: a parte humana.

Em seus relatos a autora mostra como foi visitar hospitais, clinicas, casas de pessoas, lugares perigosos. Mostra o quanto ela estava feliz, empolgada e ansiosa de chegar em casa e do nada o telefone da redação toca surgindo uma nova pauta.

Tiveram pautas aparentemente desinteressantes que se mostraram de grande valor, como pautas de grande valor que se mostraram desinteressantes. A imparcialidade a que o jornalista tem que se prender ao escrever uma matéria para um jornal não faz do jornalista um ser sem sentimento ou sem opinião, muito pelo contrário. Vanessa não podia escrever o que sentia para uma coluna semanal que pessoas conservadoras iriam ler... mas ela pode no seu livro (sim, por que é seu livro) narrar da maneira mais humana os bastidores de uma entrevista à uma criança com câncer, uma mulher sem o movimento das pernas, a falta de um irmão na família... Vanessa não economizou e narrou até uma surpresa que fez no aniversário de sua irmã... uma surpresa bem no estilo jornalístico, vamos dizer.

São 36 contos que depois de você degustá-los dá aquela vontade de abraçar o livro e reavivar a fé na humanidade... não adianta, Vanessa... como diz uma amiga: eu leria até sua lista de compras.
5 estrelas, favoritado. Recomendadíssimo!


Adicione a sua estante: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário