quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Resenha: Uma Carta por Benjamin - Jana Lauxen


Sinopse: Benjamin, trinta e poucos anos. Um sujeito pacato, parado, comum. Quase ordinário. Até o dia em que recebeu uma carta e sua vida mudou. O tempo em que ainda havia tempo para escolher terminou. Porque ou é agora. Ou não será nunca mais.

Todos somos um pouco (ou um muito) Benjamin.  

Benjamin é um homem frustrado. Formado em publicidade, ganha a vida produzindo panfletos de propagandas para locais de qualidade duvidosa. Não tem namorada, não tem filhos... a única coisa que lhe aproxima de um convívio social é seu amigo Édson. 

Até que um dia Benjamin recebe uma carta misteriosa de uma pessoa mais misteriosa ainda que assina como Madalena. Benjamin fica encucado, a pessoa da carta parece ter intimidade com ele, mas nunca na vida chegou a conhecer alguma Madalena. 

Os dias passam e mais cartas chegam para Benjamin e ele vê sua vida mudar junto com uma torrente de pensamentos novos. Vãs as cartas acabar com sua alienação? 

''Nesta noite, Benjamin teve um sonho esquisito: muitos homens e mulheres, e até crianças, caminhavam por uma estrada de chão batido. Em fila indiana seguiam, um atrás do outro. Cada pessoa levava nas costas um saco onde carregavam todas as suas culpas, seus erros, seus defeitos. Assim, todos enxergavam somente as culpas, os erros e os defeitos dos outros, sem perceber os seus, nas suas costas. E o mais estranho era que Benjamin assistia a tudo aquilo de fora, como um espectador - não fazia parte da fileira. '' Pág. 60

Jana escreve uma verdadeira crítica para cada um de nós: acomodados, alienados, esperando sempre que o outro faça algo para mudar a sociedade, mas não nos levantamos de frente das televisões. Outra mensagem bastante carregada de sentimentos que a autora consegue passar é a de ter amor próprio. Sim, a propaganda de amor ao próximo já se encontra em qualquer esquina. Saber o que faz as outras pessoas felizes é muito fácil. O que faz você feliz? 

Recomendo demais a leitura de ''Uma Carta por Benjamin''. O livro fala sobre depressão, governo, alienação, Deus, drogas, buscar uma saída e claro... cartas! 5 estrelas e favoritado!!!

 Encontre o Benjamin que tem dentro de você antes que ele tome conta do que resta da sua alma. 

Adicione a sua estante: Skoob

Nenhum comentário:

Postar um comentário