quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Musica também inspira amantes de livros!

A música que é considerada uma terapia por estudiosos, sempre está presente em qualquer lugar. O mundo literário também passou a aderi-la. Confira alguns livros que tiveram musicas, cantores ou bandas como inspiração:
Lonely Hearts Club - Elizabeth Eulberg:

Lonely Hearts Club 

Sinopse: Penny Lane Bloom cansou de tentar, cansou de ser magoada e decidiu: homens são o inimigo. Exceto, claro, os únicos quatro caras que nunca decepcionam uma garota — John, Paul, George e Ringo. E foi justamente nos Beatles que ela encontrou uma resposta à altura de sua indignação: Penny é fundadora e única afiliada do Lonely Hearts Club — o lugar certo para uma mulher que não precisa de namorados idiotas para ser feliz. Lá, ela sempre estará em primeiro lugar, e eles não são nem um pouco bem-vindos. O clube, é claro, vira o centro das atenções na escola McKinley. Penny, ao que tudo indica, não é a única aluna farta de ver as amigas mudarem completamente (quase sempre, para pior) só para agradar aos namorados, e de constatar que eles, na verdade, não estão nem aí. Agora, todas querem fazer parte do Lonely Hearts Club, e Penny é idolatrada por dezenas de meninas que não querem enxergar um namorado nem a quilômetros de distância. Jamais. Seja quem for. Mas será, realmente, que nenhum carinha vale a pena? 
Como se não Houvesse Amanhã - Henrique Rodrigues:  

 

Sinopse: Em 2010, Renato Russo – o lendário vocalista da banda Legião Urbana — completaria 50 anos. Para prestar homenagem ao dândi do rock brasileiro, o poeta Henrique Rodrigues convidou 20 autores para recriarem, na forma de conto, as músicas da banda. Clássicos como “Tempo perdido”, “Eduardo e Mônica” e “Será” ganham um novo olhar na imaginação desses escritores. 
O livro Branco - Henrique Rodrigues: 

  

Sinopse: Seguindo a bem sucedida formula da antologia Como se não houvesse amanhã, que reunia contos inspirados em letras Legião Urbano, desta vez Henrique Rodrigues chamou vinte autores- dentre eles Marcia Tiburi, Carola Saavedra e Zeca Camargo, estreante na ficção-para escrever contos inspirados nas musicas de uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos, que serviu de inspiração para o surgimento de tantas outras: Os Beatles. 
Essa História Esta Diferente - Ronaldo Bressane: 

  

Sinopse: Em Essa história está diferente, dez autores de estilos diversos recriam em ficção o cancioneiro do compositor carioca Chico Buarque. Na composição do time de autores, organizado pelo escritor e jornalista Ronaldo Bressane, a ideia foi universalizar o imaginário do autor de Budapeste e Leite derramado. Pelo caráter multifacetado, a obra do compositor de versos como "O meu pai era paulista/ Meu avô, pernambucano/ O meu bisavô, mineiro/ Meu tataravô, baiano/ Meu maestro soberano/ Foi Antonio Brasileiro" sintetiza o Brasil - e cada vez mais conquista o mundo. Os registros literários captados por esta antologia foram os mais díspares: alguns contos se baseiam fielmente nos "causos" musicados por Chico, outros os usam como trilha sonora, cenário, atmosfera, outros emprestam das canções a estrutura, e há aqueles que somente o utilizam como mote.
Entre os brasileiros, Carola Saavedra esmiúça em detalhes uma discussão de relacionamento em sua narrativa baseada em "Mil perdões"; André Sant'Anna preferiu "Brejo da cruz" para falar do presente e do futuro dos meninos de rua; Cadão Volpato parte de "Carioca" para tratar da história de amor entre um jovem intelectual e uma misteriosa garota que se hospeda em sua casa; João Gilberto Noll recriou "Vitrines" em registro de novela gótica, focando a relação obsessiva entre dois homens que se conhecem num shopping; Luis Fernando Verissimo cozinhou "Feijoada completa" em chave de comédia da vida privada; e, por fim, Xico Sá reescreveu "Folhetim" como um triângulo amoroso contado por um carioca desmemoriado que talvez tenha perdido a mulher numa Quarta-Feira de Cinzas.
Uma surpresa a cada virada de página. Com as canções de Chico na cabeça, o leitor vai se admirar com as inúmeras possibilidades narrativas que elas inspiram e com o inesgotável gênio criativo desses principais nomes da literatura contemporânea. 
Entre os autores internacionais, o argentino Alan Pauls adaptou "Ela faz cinema" e a transformou na história de um pai zeloso que combina o ciúme pela mulher e pela filha com manias como ler num restaurante enquanto come; o mexicano Mario Bellatin inspirou-se em "Construção" para ambientar a narrativa de um homem que, numa consulta ao fisioterapeuta, escuta uma história bizarra envolvendo uma declamadora de versos e um papagaio; o moçambicano Mia Couto criou um conto romântico a partir de "Olhos nos olhos"; e o também argentino Rodrigo Fresán escolheu "Outros sonhos" para um conto-ensaio tecido sobre variações oníricas.
Rock Book - Diversos Autores: 

  

Sinopse: O mutualismo existente entre a literatura ocidental e o rock existiu desde a fase embrionária do gênero musical nos anos 50. É raro haver obras contemporâneas que não façam nenhuma alusão a ele. E impossível o rock não puxar algo da literatura para suas letras. Pensando nessa simbiose, Ivan Hegen juntou, para uma inédita coletânea de contos de temática roqueira, duas dezenas de autores nacionais de diferentes gerações. Entre eles, alguns que também fizeram carreira em bandas, como Alex Antunes (Akira S & as Garotas que Erraram, entre outras), Cadão Volpato (Fellini) e Danislau (Porcas Borboletas). Às vezes, o rock fica na cozinha, levando o ritmo de histórias como “Hell’s Angel”, de Marcia Denser. Em outras, aparece na frente do palco, como em “A Good Woman Is Hard to Find”, de Mário Bortolotto. As referências mudam conforme a escola, o que torna a leitura ainda mais interessante, deixando os contos como faixas de diferentes fases musicais reunidas em um disco. 
1001 Músicas para Ouvir antes de Morrer - Tony Visconti: 

  

Sinopse: Jazz, funk, blues, pop, rock, disco, R&B, heavy metal, bossa nova, hip-hop e soul convivem harmonicamente neste completo e apaixonante guia que reúne algumas das melhores músicas de todos os tempos. Escrito por um time de especialistas, este livro apresenta a história das canções, sua ficha técnica completa e resenhas que explicam por que elas devem ser apreciadas. Dos Beatles a Beyoncé, de Bob Dylan a Kurt Cobain, de Joni Mitchell a Amy Winehouse, você vai encontrar as obras-primas que compõem – ou merecem compor – a trilha sonora da sua vida. 
1001 Discos para Ouvir antes de Morrer - Robert Dimery: 

 

Sinopse: Uma verdadeira bíblia da música, a coleção definitiva dos melhores álbuns dos últimos 60 anos, abrangendo desde as origens do rock ´n´ roll até as inovações tecnológicas e eletrônicas que invadiram o cenário musical nos anos 2000.Escrito por 90 críticos e jornalistas internacionalmente reconhecidos, esta edição atualizada traz mais de 900 imagens de álbuns, bandas e artistas. Do jazz ao punk, do hip-hop ao blues, passando pelos mais diversos estilos, este guia, repleto de curiosidades e fatos históricos, é um artigo de primeira necessidade para os aficionados por música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário