sábado, 23 de fevereiro de 2013

Resenha: Entre o Espelho e Eu - Lorene Patigra

Entre o espelho e eu 

Sinopse: Quando um homem é traído pela única pessoa no mundo que amava, ele pode ficar disposto a tudo, inclusive a matar por amor. Depois de ser condenado a vários anos de prisão por causa do assassinato de sua esposa, Hector Romeu decidi escolher as mulheres mais belas e bem casadas do país para provar que o amor não existe, que esse sentimento, na realidade, não passa de uma expectativa ilusória. Acontece que ao selecionar suas vítimas e colocar o seu plano em prática, uma trama surpreendente toma conta de seu coração quando uma de suas vítimas o aproxima novamente do amor. Aprisionado outra vez pelo calor da paixão e pelo fogo do desejo, Hector não percebe que está sendo conduzido para a mais perigosa rede de intrigas da sua existência. E assim, entre mentiras e segredos, o fenômeno de assassino que transforma-se em herói, destrincha o que de fato é o amor e quem, sinceramente, é capaz de amar. 

Num thriller psicológico de deixar o leitor sem unhas, Lorene nos mostra onde uma pessoa traída é capaz de chegar.

''Não sou um doente que quer sair por aí tirando vidas e derramando sangue. Não sou um assassino por prazer, sou um assassino por justiça, por dever, por revelação. Preciso revelar a sociedade que o amor pode ser destrutivo e dissimulado. Quero declarar que é por causa do amor pelo dinheiro, pelo poder, pelo status e pelas mentiras, que a humanidade está chegando a um nível tão lamentável'' - Pág. 206.

Hector Romeu tinha uma vida perfeita. Apaixonado por sua esposa Vanuza, situação financeira muito boa, estava em paz com sua mente... isso muda quando ele começa a receber sinais anônimos de que sua esposa lhe trai. Como ele poderia acreditar? A razão da sua vida lhe traindo enquanto ele era um marido perfeito? pouco provável. Após os avisos anônimos não pararem de chegar, Romeu resolve tirar a limpo e ver que as denúncias eram verdadeiras. Indignado em como sua esposa lhe trai se ele sempre foi um bom marido, ele resolve assassinar a mulher para se ver livre dessa situação. Se ela não era dele, não seria de ninguém!

Condenado a 12 anos de prisão, Hector aproveita esse tempo para avaliar o comportamento feminino afim de provar que o amor não existe, consiste apenas em uma ilusão criada a partir de acontecimentos confortantes ao ser humano, e com um bom apoio (com direito a visitas, livros, computador com acesso a internet) na cadeia, ele resolve procurar mulheres que aparentemente tenham uma vida perfeita para tentar provar sua tese, se elas se apaixonarem por ele, estariam assinando suas sentenças de morte.

''Hector era perfeccionista e metódico, evitava as frustrações a todo custo, por isso calculava cada situação de seu dia e impunha um acontecimento para cada uma de suas horas. O quarto dele era o mais requintado de toda a penintenciária, cheios de livros e papéis grudados na parede. Ele era um ser humano organizado e vaidoso, que limpava seu ambiente com frequência e não media esforços para ser reconhecido por isso. Seus relacionamentos só se estabeleciam pela internet. Ele vivia puxando assunto com várias mulheres, na tentativa de encontrar alguma que substituísse Vanuza.'' Pág. 32.

O livro é narrado em 1ª e 3ª pessoa, mostrando o ponto de vista de todos os personagens, permitindo-nos analisar de diferentes formas o comportamento humano e a trama que a autora conseguiu construir, que devo admitir, foi uma trama grandiosa. Amei o livro, algumas partes eram de deixar o leitor arfando pelo que aconteceria em seguinte. O livro mostra como nós somos humanos e o quanto cometemos erros. Um lema de que ninguém é santo, ninguém é totalmente inocente.

A trama é direcionada a momentos em que o jogo muda 100% fazendo a caça virar caçador e o final é ''surpreendentemente  surpreendente'', nada do que eu imaginava, fazendo eu amar o livro e já é um dos meus favoritos no skoob.

''Há mulheres clamando por um grande amor, há rapazes esperando por uma inesquecível paixão. O ser humano em si sabe que existe um vazio dentro dele - uma carência ritmada, interrupta, perniciosa. E mesmo ciente desse desalento, as pessoas seguem indiferentes, mal sabendo ou fingindo não saber que só lhes falta amor, que só é preciso que amem.
Eu achava o amor um sentimento utópico e fugaz, jamais poderia imaginar que estaria preparado para morrer por alguém, para dedicar toda a minha vida a única emoção. Eu poderia jurar que essa era uma possibilidade completamente fora do meu destino. Mas quando se trata desse sentimento não há controle, não há preceitos, somente existir o sentir, apenas existe o viver.
Você discorda? Eu também discordava e veja só o que realmente aconteceu. Isto é sobre o amor e esta é uma história para aqueles que ainda não amaram, porque os que estão amando não precisam de mais nada, muito menos de explicações.
Esta foi a minha história de amor...'' Prólogo.

Playlist

Adicione a sua estante: Skoob 

2 comentários:

  1. Adorei sua resenha, adoro 'thrillers' e logo os que me fazem ficar sem unhas! hahahaha

    Legal o livro ser narrado de 2 pontos de vistas, 1° e 3° pessoa... alguns blogueiros não gostam, mas eu adoro! Abrange mais a história!

    Parabéns pela construção do seu post, adorei o blog e já estou seguindo. :}
    Quando der passa no ''Apanhador'' ;)

    - Abraços -
    Lucas F
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também adoro quando é escrito assim!
      Obrigado e passarei sim no seu!
      Abraços.

      Excluir